A Audi decidiu seguir atacando com seriedade o mercado de carros premium100% elétricos, e em adição aos carros atualmente comercializados, o suve e-tron e o suve-cupê e-tron sportback, o presidente e executivo-chefe da filial brasileira, Johannes Roscheck confirmou a chegada de mais três modelos em 2021.
Além do e-tron Sportback S e e-tron GT, que já haviam sido anunciados, foi confirmado o RS e-tron GT. Todos e-tron GTs utilizam a mesma plataforma J1 do Porsche Taycan Turbo, com similar arquitetura elétrica, e carregará o DNA da marca dos quatro anéis entrelaçados com a assinatura esportiva RS.
Para anunciar essa novidade a Audi trouxe Lucas Di Grassi, piloto da Fórmula-E e embaixador da marca, que compartilhou alguns detalhes técnicos do carro em uma entrevista exclusiva para o AE.
Informações preliminares indicam que o RS e-tron GT utiliza bateria de 94 kW·h que lhe confere uma autonomia de cerca de 400 km segundo o consumo de energia elétrica determinado pelo ciclo WLTP, bem mais perto do mundo real que o anterior NEDC. Sua aceleração 0-100 km/h em feita em torno de 3,5 segundos e velocidade máxima, 248 km/h. O preço estimado na Inglaterra é de 125 mil libras esterlinas, algo em torno de R$ 883 mil na conversão direta, sem os impostos de importação.
Conversei também Johannes Roscheck para entender a visão da marca e suas expectativas para os carros elétricos no Brasil. Confira no vídeo a seguir:
Alguns autoentusiastas têm repulsão aos carros elétricos pois acham que irão acabar com o fascínio dos carros movidos a motor de combustão interna, assim como não gostam dos sistemas autônomos e semiautônomos de condução que evitam ou diminuem a gravidade dos acidentes. Eu acredito que iremos conviver com essas tecnologias em paralelo por um longo tempo. Neste momento estamos assistindo o renascimento da tecnologia do carro elétrico, lançada no início do século passado, agora pode ser melhor utilizada com toda tecnologia digital disponível.
A cada carro elétrico que recebo para avaliação eu vejo os resultados da criatividade dos engenheiros no seu desenvolvimento. E quando falamos de elétricos esportivos, a estabilidade e aceleração estonteante é o grande destaque. Ah, mas falta o ruído do motor e o cheiro da gasolina. Sim, falta, mas o prazer de dirigir é igual, portanto já estou ansioso aguardando a chegada deste RS e-tron GT.
GB