Participo de alguns grupos de fãs de pilotos de Fórmula 1 no Feicibúqui e recentemente vi um vídeo de 1982 no qual Nélson Piquet dava uma entrevista. Entre outras coisas, perguntavam-lhe se ele corria muito com seu próprio carro, já que ia de um circuito a outro pela estrada e se já havia tomado multa de trânsito por excesso de velocidade. Ele não responde muito concisamente, mas dá a entender que sim, e deixa claro que não havia muita fiscalização nas estradas. Pois bem, é claro que esta pessoinha que vos escreve foi fuçar mais sobre o assunto, pois lembrava que alguns anos atrás o próprio Piquet havia perdido a carteira de habilitação por excesso de pontos e teve até mesmo que fazer o curso do Detran, em Brasília.
Para quem como eu tem curiosidade por essas coisas mais, digamos, prosaicas e que nos fazem parecidos com nossos ídolos, aqui vai o resultado da minha pesquisa.
Nélson Piquet
Sim, minha memória estava correta. Em 2007 ele perdeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por excesso de pontos. Além de alguma multa por excesso de velocidade — algo que eu até esperava -— ele teve várias por estacionamento proibido. Só queria ter visto a cara dos outros alunos do curso do Detran ao se depararem com o tricampeão mundial fazendo aulas de direção.
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton foi multado na Inglaterra, em 2010 por andar em ziguezague com seu Mercedes C 63. No mesmo ano, agora na Austrália, por dirigir muito acima da velocidade máxima numa estrada perto do circuito. Logo depois, Jean Todt tentou iniciar um movimento para punir pilotos dentro da Fórmula 1 que cometessem infrações de trânsito, mas não deu em nada. Ele chegou a falar em tirar pontos da superlicença e outras sanções, mas não foi adiante.
Kimi Räikkönen
Em 2018 Kimi, campeão mundial em 2007, foi multado na Suíça em uns US$ 800 por bater contra um carro parado ao desviar de outro. Metade do valor da multa foi por despesas administrativas. Não consegui maiores detalhes do acidente, mas que o outro carro entrou na pista por onde vinha o Kimi e ele jogou o carro contra um estacionado para não colidir de frente. Independentemente da minha paixonite pelo finlandês, não consigo entender como ele seria o único culpado por isso e não solidariamente com o outro motorista.
Damon Hill
Para quem acha o campeão do mundo de 1996 burocrático ou mesmo aborrecido, ele foi pego trafegando a 150 km/h em Oxfordshire, na Inglaterra. Além da multa, o filho de Graham Hill pegou um “gancho” de sete dias sem poder dirigir.
Jenson Button
O inglês campeão do mundo em 2009 foi multado pela polícia francesa por andar a 230 km/h numa autoestrada. Mas vamos esclarecer: à época, ele tinha 20 aninhos de idade. Não justifica, mas dá um certo contexto ao fato.
Juan Pablo Montoya
O colombiano tomou uma baita multa ao ser flagrado a 200 km/h em 2003. Ele sempre foi rápido e um tanto sem noção, por isso não estou lá muito surpresa com isto.
Jean Alesi
A França parece mesmo ser o inferno dos pilotos de Fórmula 1 que querem andar rápido nas autoestradas. O piloto francês filho de sicilianos e ídolo da torcida ferrarista foi multado e teve de se explicar quando foi flagrado em excesso de velocidade em 2001 — quando estava saindo das corridas regulares da Fórmula 1 para ser piloto de testes da McLaren. Talvez saudades de pisar fundo no acelerador? Ou já treino para a DTM, categoria para a qual se mudou em 2002?
David Coulthard
Esta para mim é inédita. O piloto escocês foi multado adivinhem onde… Na França, é claro, por andar acima do limite da estrada. Ele estava a exatos 178 km/h na A4, na região da Alsácia. A estrada liga Paris a Estrasburgo e nela a velocidade máxima é de 130 km/h. Se ele estivesse a um quilômetro por hora mais, teria automaticamente perdido sua habilitação, que teria sido confiscada na hora. Em vez disso, ele teve de pagar uma multa de 135 euros na hora e pôde seguir viagem. O bizarro da situação é que ele estava participando de um rali, o Gumball 3000. Ele foi o primeiro, porém não o único. Outros 15 participantes foram detidos e multados — um deles era o organizador da prova. O estranho é que participantes do rali em anos anteriores também foram detidos, multados e alguns tiveram sua carteira de habilitação confiscada na hora, como o ator Michael Madsen, na edição de 2010. Ele foi parado na Bélgica (OK, este foi mais original) e em 2007 o rapper Xzibit foi um dos sete pilotos que perderam a licença para dirigir por andar acima da velocidade. Parafraseando Garrincha, eu diria que os organizadores do rali não combinaram com os russos.
Nico Rosberg
O bem-comportado campeão do mundo de 2016 não chegou a ser multado, mas foi parado numa estrada quando dirigia um McLaren Senna que não era dele. A polícia pediu os documentos do carro, que ele não tinha, mas depois de muita conversa, deixaram-no (olha e ênclise aí, gente) seguir caminho.
Eddie Irvine
O irlandês acabou em complicações não por andar num carro, mas ironicamente ao trafegar com um scooter. Em 2003, ele andou acima da velocidade em Londres, perto de Hyde Park e, pior ainda para a legislação, não tinha o seguro obrigatório do veículo, nem documentos — sequer os pessoais ou a habilitação. Somente isto já fez com que as autoridades emitissem um pedido de prisão contra Irvine. Mas essa não foi a única vez. Em 1997, na Irlanda, ele havia sido multado quatro vezes apenas no intervalo de 19 horas por andar acima da velocidade com seu 288 GTO. O sarrista Irvine ainda disse a um dos policiais que o pararam que não pôde evitar o excesso de velocidade. “O carro estava indo tão bem, que decidi ver até onde podia ir”. Comentários desse tipo eram frequentes por parte do sempre bem-humorado Irvine. Numa coletiva de imprensa na Ferrari perguntaram qual era sua velocidade normal de andar nas estradas: 200 km/h, respondeu sem hesitar. Mas esclareceu que isso era na Irlanda. Foi questionado então sobre a polícia irlandesa. Resposta: “Io no ho problema, conosco tutta la polizia! ” (eu não tenho problema. Conheço todos os policiais)
Ayrton Senna
Esta deixei para o final pelo ineditismo do desenrolar da história. O brasileiro tricampeão foi parado por excesso de velocidade pouco antes de um GP britânico. Mas o pior foi ter ouvido do guarda, que não o reconheceu: quem você pensa que é? Nigel Mansell?
Mudando de assunto: a corrida do Bahrein teve de tudo. Acabei me atrasando para votar, para fazer o almoço, para tudo. Mas sobrou emoção e valeu a pena a correria para fazer tudo depois. Como alguns dos meus leitores sabem, não gosto de ver acidentes de carro — mas o do Grosjean foi repetido à exaustão e, depois de passado o susto, o vi com alívio. Gostei do bom humor e da calma do Stroll quando capotou (“eu estou bem, mas estou de cabeça para baixo”), fiquei triste com o estouro do motor do Pérez e pessoalmente, destacaria a corrida do Sainz, com lindas ultrapassagens.
NG