O primeiro modelo BMW a receber a letra M foi o M3 da Série E30, de 1986. A Divisão Motorsport da fábrica de Munique desenvolve esses veículos, que tanto podem ser usados diariamente quanto para ir para as pistas. São a base dos veículos homologados para competição.
Os novos BMW M3 Competition Saloon e BMW M4 Competition Coupé têm motor de 6 cilindros em linha, 3 litros, dois turbocompressores e 510 cv. O torque de 66,3 m·kgf é produzido na ampla faixa entre 2.700 rpm e 5.500 rpm, enquanto a potência máxima de 510 cv é entregue até o limite de giros, 7.200 rpm. Cada turbocompressor carrega três cilindros, para melhor resposta ao acelerador.
Tanto o M3 Competition Saloon quanto o M4 Competition Coupé podem ser encomendados em seis diferentes tipos de versões, cada uma destinada ao uso pretendido pelos proprietários, com foco maior em conforto ou em desempenho: Comfort, Technology Plus, Visibility, M Carbon, M Pro e Ultimate. Como os nomes indicam, o M3 é um sedã de cinco lugares e o M4, um cupê de quatro lugares.
O estilo é marcado pelo novo desenho da dianteira. A aerodinâmica foi aprimorada e em ambos os modelos o teto é de material compósito, mais leve, reduzindo o peso numa região importante num veículo: acima do centro de gravidade. Detalhes destinados a otimizar o fluxo de ar sobre e sob o veículo estão em toda parte.
O sistema de arrefecimento tem um circuito de baixa temperatura para o interresfriador e outro, de alta temperatura, para o motor e os dois turbocompressores. O sistema de lubrificação é controlado eletronicamente para suprir maior quantidade de óleo quando em uso esportivo, nas pistas.
O câmbio M Steptronic tem oito marchas e envia toda a potência para as rodas traseiras. Ainda neste ano estará disponível a versão M xDrive, com tração integral. A caixa de transferência entre a dianteira e a traseira será controlada eletronicamente, com embreagem multidisco As arrancadas serão aprimoradas pelo sistema integral de tração. O piloto terá a opção, ao toque de um botão no console central, de usar o modo Sport, que direciona mais torque para as rodas traseiras ou desligar o sistema, quando então toda a tração fica nas rodas traseiras. Essas duas escolhas favorecem o uso em pistas.
O câmbio pode ser utilizado em modo automático ou com mudanças manuais sequenciais, tendo opções para trocas otimizadas para conforto, uso esportivo ou em pistas O controle de tração, que evita a patinagem das rodas traseiras nas arrancadas e nas curvas, pode ser controlado para permitir o drifting. Faz sua estreia nos dois modelos o sistema M Drive Professional, focado na pilotagem em circuitos, com funcionalidades para permitir uma pilotagem mais intensa e a capacidade de analisar os dados das manobras do piloto por meio do aplicativo M Laptimer, que envia os dados para o Apple iPhone do condutor.
A distribuição de peso é 50:50. Os amortecedores são controlados eletronicamente pelo M Setup, que permite escolher entre Comfort, Sport e Sport Plus, o último destinado ao uso em circuitos.
O sistema de freios tem pinças dianteiras fixas de seis pistões e pinças traseiras flutuantes com um pistão. Os freios cerâmicos fazem parte do pacote M Pro. A resposta do pedal de freio também pode ser escolhida via o M Setup entre Comfort e Sport. As rodas são de 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás. Pela primeira vez não são do mesmo diâmetro nos dois eixos dos veículos M3 e M4.
O painel de instrumentos fica numa tela de 12,3 polegadas e ao lado está outra tela, de 10,25 polegadas, para os controles eletrônicos. O revestimento interno é em couro, com bancos de desenho esportivo, para segurar o corpo nas curvas. Opcionais são os dois bancos dianteiros em compósito de fibra de carbono, que reduzem o peso em 9,6 kg em comparação com os bancos M de linha.
O desempenho é o esperado de um BMW preparado pela Divisão Motorsport. Nos dois modelos a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,9 segundos e a velocidade máxima é limitada em 250 km/h, mas o comprador pode encomendar o pacote M Pro, em que esse limite sobe para 290 km/h.
AB