Formada em 2010, a criação da McLaren Automotive remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida. Em 1966 a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que incluiu veículos monopostos e bipostos para diversas categorias.
Em 1969 houve uma tentativa de entrar no segmento dos carros de rua, com o M6B/GT, do qual foram produzidas apenas seis unidades. Depois, só em 1993 chegam os carros de grã-turismo, com o pioneiro McLaren F1. Daí para frente são diversos veículos de rua de alto desempenho e para as competições das categorias GT.
Agora chega ao mercado o Artura (foto de abertura), híbrido, trazendo novidades na sua concepção. O motor V-6 de 3 litros com dois turbocompressores é compacto e associado a um motor elétrico que aumenta o desempenho e permite rodar apenas na eletricidade por até 30 quilômetros com a bateria de íons de lítio recarregável na tomada de 7,4 kW·h,
Os tempos de aceleração do Artura são, segundo a McLaren, 0-100 km/h em 3 segundos, 0- 200 km/h em 8,3 segundos e 0-300 km/h em 21,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 330 km/h. Esse desempenho garante que o novo supercarro da McLaren sobressaia em todo o espectro de experiências de direção, desde percursos urbanos diários até as sessões em track days.
A bateria usa o sistema de arrefecimento líquido que foi desenvolvido para o também híbrido Speedtail. Minimizar o peso foi a chave para o projeto do novo conjunto motriz. Esse princípio está alinhado com a filosofia da McLaren de que o baixo peso é fundamental para o desempenho e a agilidade de cada modelo da marca.
Rompendo com os motores V-8 convencionais utilizados tradicionalmente pelos seus carros, o coração do Artura é um V-6 totalmente novo. O ângulo entre as duas bancadas de cilindros é de 120 graus, com os dois turbocompressores no interior do “V”. São 585 cv a 7.500 rpm e 59,7 m·kgf de 2.250 a 7.000 rpm. A linha vermelha começa a 8,200 rpm e o corte de rotação é a 8.500 rpm. Combinados os dois motores, a potência é de 680 cv e o torque, 72,4 m,kgf.
Por comparação o motor V-6 é 190 mm mais curto e 220 mm mais estreito que o V-8 com biturbo de 4 litros da McLaren, além de ser 50 kg mais leve. A tecnologia inovadora fornece os maiores ganhos em leveza e desempenho. Os cabeçotes e o bloco utilizam núcleos impressos em 3D e proveem um arrefecimento altamente eficiente, incluindo passagens compactas de 2 mm entre os cilindros para circulação da água.
O motor elétrico é outro ponto referencial do Artura. Seu tamanho é semelhante ao de um disco de freio dos McLaren e, com apenas 15,4 kg, pode gerar 95 cv e 22,9 m·kgf , bem como permitir percursos de até 30 quilômetros em modo totalmente elétrico, atributo ideal para dirigir na cidade ou em circulação nas áreas e condomínios residenciais.
A tração é traseira e o câmbio é de dupla embreagem e oito marchas. Projetado para ser compacto, não tem mais engrenagens para a marcha a ré. Essa manobra é feita pelo motor elétrico funcionando no sentido oposto.
Totalmente integrada ao chassi MCLA – McLaren Lightweight Architecture, Arquitetura McLaren de Baixo Peso, a bateria está posicionada na parte inferior do carro — atrás do motorista — incorporada ao piso e protegida pelos três lados pela estrutura principal de compósito de fibra de carbono e, por trás, pelo motor. O peso em ordem de marcha é de 1.498 kg. O carro tem garantia de cinco anos e para a bateria são seis anos ou 75 mil quilômetros como padrão, além de plano de serviço de três anos.
Para Geoff Grose, engenheiro-chefe da McLaren Automotive, o conjunto motriz eletrificado superleve e totalmente novo do Artura está na vanguarda da tecnologia híbrida de alto desempenho, projetado para oferecer todas as vantagens da combustão interna e da energia elétrica em um único pacote, e estabelecer novos padrões de desempenho combinado e eficiência na classe de supercarros. O projeto nascido do zero, segundo ele, permitiu focar em como tornar essa potência acessível ao piloto e fornecer os níveis de engajamento esperados de um McLaren..
O novo Artura é importado pela UK Motors, de São Paulo. O preço não foi divulgado.
AB