A Stellantis apresenta mais um modelo que passa a ser equipado com o novo motor GSE turbo de quatro cilindros 1,3-l batizado de T270. No caso do novo Compass 2022 houve a aposentadoria do motor 2,0, diferentemente da Fiat Toro que manteve o motor 1,8-l flex em produção. Além das versões já conhecidas, Sport, Limited, Longitude, e Trailhawk, agora a versão S é o topo de gama, e vem equipada de série com todo conteúdo tecnológico e apenas com o novo motor.
Este é mais um exemplo de carro líder de mercado que sofre alterações e terá pela frente a missão de não decepcionar. No segmento de suves médios, também chamado de segmento “C”, o Compass exerce a liderança desde que foi nacionalizado em 2017. Começou com uma participação de 52,1% em 2017 e só cresceu de lá para cá, estando hoje no patamar de 65%, portanto a missão dessa renovação para 2022 é seguir liderando e ganhar volume de vendas, e, logicamente, contra-atacar os lançamentos do Toyota Corolla Cross, VW Taos e Ford Bronco Sport.
Esta apresentação foi mais uma que foi realizada online, portanto, alguns detalhes visuais ficam prejudicados, pois foram apresentadas fotos e vídeos de algumas versões. As impressões ao dirigir serão passadas quando tivermos o carro para o teste completo, no padrão AE.
Atualização no desenho externo
A grade frontal de sete fendas continua presente, e esse detalhe é daqueles que não podem deixar de equipar os veículos da Jeep. Logo abaixo da tradicional grade aparece uma nova entrada de ar que não aparecia nos modelos anteriores, e a parte inferior do para-choque foi redesenhada para melhorar o ângulo de entrada.
Iluminação totalmente de LED com luz de rodagem diurna também de LED é de série em todas versões, proporcionando melhor visibilidade e trazendo mais beleza e identidade ao veículo, além de trazer a comodidade e a segurança do farol alto automático. Pelas laterais notam-se as molduras dos para-lamas e das caixas das portas pintados na cor do veículo na versão S, trazendo um visual mais esportivo ao novo Compass.
Novidades no desenho interno
Foi apresentado um interior totalmente renovado onde trabalhos de engenharia com auxílio de computadores permitiu posicionar os equipamentos e seus comandos em locais de fácil acesso e com avançado estudo ergonômico.
O interior ficou mais sofisticado com redesenho de vários conjuntos e opção de três cores no revestimento interno (preto, marrom ou cinza). Um novo painel de instrumentos carrega a nova central multimídia com duas versões de 8,4” e 10,1”, onde ambas têm capacidade de espelhamento sem fio de celular Android Auto e Apple CarPlay e complementado pelo carregador de bateria por indução (sem fio). A conexão Bluetooth permite parear dois dispositivos simultaneamente. Entradas USB-A e USB-C estão disponíveis e o novo software da central multimídia tem operação inspirada na intuitividade dos smartphones.
Com o novo aplicativo Adventure Intelligence by Jeep Connect é possível acessar remotamente vários parâmetros, acionar o motor e climatização, programar rotas e interagir com o veículos em tempo real.
O novo quadro de instrumentos passa a ser uma tela full HD com informações digitais, permitindo maior conteúdo de informações, personalizável de acordo com o gosto do usuário. Toda essa parafernália eletrônica foi desenvolvida pelos engenheiros do centro de desenvolvimento de Betim, MG, e com isso estão bem ajustados para o gosto do brasileiro.
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Um total de 30 litros de porta-objetos estão distribuídos no interior da cabine que traz ainda um novo volante de direção multifuncional, novo console central e novo painel de comando do sistema de climatização.
Todas as versões vêm equipadas de série com seis bolsas infláveis e as versões de topo passam a ter uma sétima bolsa para proteção dos joelhos do motorista.
Novo motor T270
O motor GSE turbo 1,3-l flex, já apresentado individualmente e na nova Toro 2022, passa a ser o grande destaque desta renovação do Jeep Compass. São 180/185 cv de potência máxima alcançada a 5.750 rpm e 27,5 m.·kgf de torque máximo a 1.750 rpm. Uma calibração personalizada para o suve foi desenvolvida buscando o melhor compromisso de consumo e desempenho, sem deixar de lado as características de divertido de dirigir e confiabilidade.
Os dados de desempenho divulgados pela fabricante indicam aceleração 0-100 km/h em 8,8 segundos, e os números de consumo de combustível homologados junto ao Inmetro são 10,5/7,3 km/l na cidade e 12,1/8,7 km/l na estrada. Ainda segundo a fabricante, é uma redução média de 18% em relação ao consumo do 2,0 de aspiração natural. Considerando que tenho obtido números melhores no mundo real do que nas etiquetas de homologação, esse novo suve pode surpreender. A conferir!
Com esse novo motor, assim como já foi visto na Fiat Toro, o câmbio é o automático por engrenagens epicíclicas de 6 marchas. A tração é apenas dianteira, e foi adicionado uma calibração SPORT, com botão de acionamento junto à alavanca de câmbio, para respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marchas em rotações mais elevadas. Com o boa potência em baixa rotação, deve ser um pacote adequado para uso geral. Novamente, fica faltando a avaliação dinâmica para dar um veredito e conhecer o desempenho do sistema eletrônico de controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial que é outra novidade anunciada.
Motor diesel TD350 PL7
Na versão diesel, o motor de 4 cilindros, 2,0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 e 35,7 m.kgf a 1.750 rpm continua sendo a opção, e para esta versão 2022 houve uma recalibração do sistema de injeção para adequá-lo ao futuro limite de emissões do Proconve L7, onde resultou na redução de NOx — óxidos de nitrogênio NO e NO2, gerado na combustão. O Compass continua sendo o único suve médio com oferta de motor diesel no nosso mercado, e agora tem tanque de Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), de 6 litros, utilizado para alimentar o sistema de redução catalítica (SCR) que ao ser pulverizado no catalisador faz a conversão dos óxidos de nitrogênio em água e nitrogênio. O número 32 significa 32,5% de ureia para cada 100 gramas de água desmineralizada.
Por suas características químicas, o Arla 32 é um produto incolor e inodoro. Além disso, é um produto bastante seguro e que não oferece riscos à saúde humana, por ser uma solução não tóxica, não inflamável e não explosiva. Os engenheiros da Stellantis estimam a necessidade de completar o tanque a cada 10 mil km, e para lembrar o motorista há um indicador de nível.
Câmbio ZF 948TE de 9 marchas já conhecido continua sendo único, com a tração 4×4 sob demanda. No tocante a desempenho e consumo, a versão com motor turbodiesel não deve trazer nenhuma surpresa. O consumo deve repetir 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, com desempenho de 0 a 100 km/h em 10 segundos com velocidade máxima de 194 km/h.
Atualizações dinâmicas
Um motor de maior potência como este novo T270 exigiu que os engenheiros da Stellantis trabalhassem em aprimoramentos nos sistemas de suspensão e direção.
Na suspensão foram desenvolvidas novas molas e nova calibração dos amortecedores, o que permitiu melhorar a movimentação da carroceria e aumentou o ângulo de entrada de 15,8 graus para 21,5 graus na versão flex; a turbodiesel segue com 30,3 graus. No sistema de direção, uma nova calibração melhorou o esforço para manobras além de introduzir o sistema de auxílio de permanência em faixa ativo, que efetua pequenas correções no volante.
Os sistemas de auxílio ao motorista foram incrementados com a adição de frenagem autônoma de emergência com detecção de obstáculos (carros, motos, bicicletas e pedestres), controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, aviso de mudança de faixa involuntária com monitoramento de fadiga do motorista, e reconhecimento de placas de trânsito. Os sistemas atuais continuam, a saber: alerta de ponto cego do retrovisor, detecção de trafego transversal em marcha à ré, sistema de estacionamento semiautomático e comutação de faróis.
Mercado
O novo Jeep Compass chega ao seu lançamento com 100% das mil unidades da pré-venda, que iniciou no começo do mês de abril, esgotadas em 48 horas, e já totaliza mais de 5.000 unidades vendidas até o momento. Essas unidades serão entregues ao longo do mês de maio. A concorrência neste segmento será bem interessante com os lançamentos das outras marcas.
A Jeep projeta uma divisão de 60% nas versões turbo flex e 40% na turbodiesel, porém acreditam em crescimento nesse segmento ao longo do ano e principalmente na nova versão S,, e se isso se confirmar, a participação da motorização flex turbo pode ser ainda maior.
Os preços e versões do novo Jeep Compass 2022 são:
- Sport 1,3-l turbo – R$ 139.990
- Longitude 1,3-l turbo – R$ 154.990
- Longitude 2,0 turbodiesel – R$ 196.990
- Longitude 80 anos 1,3-l turbo – R$ 162.990
- Longitude 80 anos 2,0 turbodiesel – R$ 204.990
- Limited 1,3-l turbo – R$ 176.990
- Limited 2,0 turbodiesel – R$ 216.990
- Trailhawk 2,0 turbodiesel – R$ 216.990
- Série S 1,3-l turbo – 187.990
GB
(Atualizada em 29/04/21 às 23h45, desmembramento da ficha técnica em motorização flex e Diesel)
FICHA TÉCNICA NOVO COMPASS – FLEX | ||||
Limited T270 | Longitude T270 | S T270 | Sport T270 | |
MOTOR | T270, 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, controle das válvulas de admissão eletro-hidráulico MultiAir, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, flex | |||
Cilindrada (cm³) | 1.332 | |||
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 | |||
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | |||
Potência máxima (cv/rpm. G/A) | 180/185/5.750 | |||
Torque máx. (m·kgf/rpm, G/A) | 27,5/1.750 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Câmbio | Transeixo com câmbio automático epicíclico de 6 marchas e uma à ré, tração dianteira | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,566; 4ª 4,142; 5ª 0,852; 6ª 0,672; ré 3,185 | |||
Relação dos diferenciais (:1) | 3,683 | |||
SUSPENSAO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem; subchassi | |||
Traseira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,3 | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros (Ø mm( | Disco ventilado/305 | |||
Traseiros (Ø mm) | Disco/278 | |||
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Alumínio 7,5×19 | Alumínio,7×18 | Alumínio, 7,5×19 | Alumínio 7×17 |
Pneus | 235/45R19 | 225/55R18 | 235/45R19 | 225/60R17 |
CARROCERIA | ||||
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, cinco lugares | |||
CAPACIDADES (L) | ||||
Porta-malas | 476 | 476 | 476 | 476 |
Tanque de combustível | 60 | |||
PESOS (kg) | ||||
Em ordem de marcha | 1.625 | 1.628 | 1.625 | 1.632 |
Carga útil | 400 | |||
Peso rebocável | n.d. | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.404 | |||
Largura sem espelhos | 1.819 | |||
Altura | 1.678 | 1.735 | 1.734 | 1.734 |
Distância entre eixos | 2.636 | |||
Bitola dianteira/traseira | 1.550/1.545 | |||
Distância mínima do solo | 202 | 205 | 202 | 209 |
DESEMPENHO | ||||
Acel. 0-100 km/h (s, G/A) | 9,8/9,4 | 9,7/9,3 | 9,8/9,4 | 8,9/8,8 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 203,5/206 | 204/206,5 | 203,5/206 | 204,5/207 |
DADOS OFF-ROAD | ||||
Ângulo de entrada | 20,6 | 21,5 | 20,6 | 20,9 |
Ângulo de saída (º) | 30,8 | 30,7 | 31,4 | 31,4 |
Ângulo de rampa (º) | 20,1 | 20,5 | 20,8 | 20,8 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||||
Cidade (km/l. G/A) | 10,2/7,2 | 10,3/7,1 | 10,2/7,2 | 10,5/7,4 |
Estrada (km/, G/Al) | 11,7/8,3 | 11,9/8,6 | 11,7/8,3 | 12,1/8,7 |
FICHA TÉCNICA NOVO COMPASS – DIESEL | |||
Limited 350TD | Longitude. 350TD | Trailhawk.350TD | |
MOTOR | Multijet II, 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor com interresfriador injeção direta, Diesel | ||
Cilindrada (cm³) | 1.956 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 83 x90,4 | ||
Taxa de compressão (:1) | 16,5 | ||
Potência máxima (cv/rpm) | 170/3.750 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 37,5/1.750 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Transeixo com câmbio automático epicíclico de 9 marchas e uma à ré, tração 4×4 | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,700;; 2ª,,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,000; 6ª 0,810; 7ª 0,700; 8ª 0,580; 9ª 0,480; ré 3,805 | ||
Relação dos diferenciais (:1) | 4,334 | ||
SUSPENSAO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi | ||
Traseira | Independente, McPherson, 2 braços paralelos e um longitudinal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,3 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm( | Disco ventilado/305 | ||
Traseiros (Ø mm) | Disco/278 | ||
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Alumínio; 7,5×19 | Alumínio.7×18 | Alumínio, 6,5×17 |
Pneus | 235/45R19 | 225/55R18 | 225/60R17 |
CARROCERIA | |||
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, cinco lugares | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Porta-malas | 476 | 432 | 432 |
Tanque de combustível | 60 | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 1.765 | 1.760 | 1.790 |
Carga útil | 400 | ||
Peso rebocável | n.d. | ||
DIMENSÕES (mm) | |||
Comprimento | 4.404 | ||
Largura sem espelhos | 1.819 | ||
Altura | 1.633 | 1.640 | 1.653 |
Distância entre eixos | 2.636 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.550/1.545 | ||
Distância mínima do solo | 212 | 219 | 228 |
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,7 | 10,7 | 10,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 197 | 198 | 194 |
DADOS OFF-ROAD | |||
Ângulo de entrada | 29,9 | 30,3 | 30,6 |
Ângulo de saída (º) | 29,3 | 32,1 | 32,6 |
Ângulo de rampa (º) | 21 | 21,6 | 22,6 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |||
Cidade (km/l) | 10,4 | 10,3 | 10,3 |
Estrada (km/l) | 13 | 135 | 12,8 |