O turbocompressor B01 da BorgWarner foi projetado para o motor 1,3 GSE de quatro cilindros da Stellantis (foto de abertura), que propulsiona os novos Jeep Compass e Fiat Toro. O projeto do turbocompressor atende a motores de de cilindradas menores e alto desempenho . Montado diretamente no coletor de escapamento integrado ao cabeçote do motor, permite uma instalação compacta.
Sua construção inclui válvula de alívio (wastegate) comandada por um atuador eletrônico, o que proporciona redução de ruído, vibração e aspereza de funcionamento do motor. Com essa válvula eletrônica, os motores trabalham com um controle apurado do turbocarregamento, garantindo maior confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada. A tecnologia avançada do turbocompressor permite que ele resista às altas temperaturas dos gases de escapamento, que podem atingir até 980 ºC.
A localização turbocompressor bem próximo ao cabeçote leva a um volume de ar reduzido entre ele e o coletor de admissão, o que conduz a uma resposta mais rápida do motor. O coletor de escapamento integrado reduz tanto o tempo de ganho de rotação da turbina (turbo lag), quanto o de aquecimento do motor e do catalisador, o que, além de favorecer a resposta ao acelerador, também resulta em menor consumo de combustível e maior controle das emissões na fase fria de funcionamento do motor.
O produto da BorgWarner atende às necessidades de motores flex, no caso os Stellantis 1,3 GSE de quatro cilindros, com potências de 180/185 cv.
AB