Após mais de 74 mil km rodados, o Bugatti Chiron 4-005 será aposentado. O emblemático “Four Five” é uma das oito primeiras unidades de desenvolvimento produzidas pela marca de Molsheim, na França.
Fabricado em 2013 e, desde então, responsável pela validação de toda a eletrônica aplicada nos automóveis destinados aos clientes, tem sido um dos veículos de testes mais importantes para marca francesa.
A bordo deste carro foram desenvolvidas as unidades de controle, submetidas a testes específicos, com os engenheiros monitorando as condições e a correção de cada uma das modificações feitas. A Bugatti informa que um total de 13 engenheiros e técnicos fizeram deste protótipo o seu local de pesquisa ao longo dos anos, como por exemplo, na área dos sistemas de navegação.
“No caso do 4-005, permanecíamos na estrada por muitas semanas, em testes variados” comenta Rudiger Warda, que pilota modelos Bugatti há quase duas décadas. “Desenvolver a combinação de uma máquina puramente motriz e, ao mesmo tempo, estarmos num ambiente confortável e intuitivo, foi um verdadeiro desafio. Na Bugatti, pilotar faz parte da experiência, a navegação do menu deve apenas suportá-la”, finaliza.
Outro técnico que tem boas recordações do carro é Norbert Uffmann, da área de telemetria e conectividade da Bugatti: “Apesar de ser um desafio imenso, chegávamos a dirigir durante dez horas seguidas”.
Antes do lançamento do Chiron, em 2016, o “Four Five” era constantemente coberto com uma lona, com o objetivo de ficar afastado dos olhares curiosos. Mesmo assim, a equipe de desenvolvimento viajou com ele pelo mundo, submetendo-o, já na fase final de testes, ao calor abrasador da África do Sul, assim como à neve da Escandinávia e às curvas rápidas do campo de provas de Nardò.
Entretanto, após oito anos e mais de 74 mil quilómetros rodados, o Bugatti Chiron 4-005, ou “Four Five” para os íntimos, terá direito à merecida aposentadoria.
AB