A primeira versão da L200 produzida na fábrica da HPE Automotores, em Catalão, GO, foi mostrada em 1998 e desde então se consolidou como uma das mais robustas picapes do mercado. Hoje, 23 anos após o início da produção nacional, ainda é o veículo mais vendido pela Mitsubishi no Brasil, com mais de 50% do total de modelos comercializados, informa a empresa.
Para ajudar na conquista desse espaço, a marca sempre apresentou diversas versões, séries especiais e edições limitadas, todas projetadas pela Mitsubishi Motors no Brasil. Uma das mais bem sucedidas é a L200 Triton Savana, que retorna ao mercado em sua quarta geração, como modelo 2022 (foto de abertura). Com vocação para o fora de estrada, tem aparência parruda, que cai no gosto dos admiradores da marca.
Para uso tanto na travessia de pequenos cursos de água quanto em regiões de muita poeira, ela vem com um prático snorkel, para garantir a entrada de ar seco e limpo para o sistema de alimentação do motor. Em tom grafite, assegura ao modelo a capacidade de ultrapassar águas com até 700 milímetros de profundidade. O bagageiro sobre o teto tem capacidade de carga para até 50 kg e carrega uma útil prancha de desencalhe, para situações de difícil tracionamento.
O motor da série especial L200 Triton Savana é um turbodiesel de 2,4 litros, potência de 190 cv e 43,9 m·kgf de torque. A Mitsubishi informa que ela foi a primeira picape média do mundo a usar motor Diesel inteiramente de alumínio, o que reduz o peso e ajuda no melhor desempenho. Outro diferenciador é a turbina de geometria variável (VGT), que permite a disponibilidade de torque de forma quase instantânea e linear já a partir de baixas rotações, condição ideal para o uso no fora de estrada. E na rodagem em rodovias, essa turbina melhora a eficiência do motor em altas rotações.
A empresa destaca que o motor tem o sistema MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control system) que atua na árvore de comando de válvulas, permitindo dosar a quantidade ideal de ar no processo de combustão, aumentando a eficiência energética. O propulsor tem baixa taxa de compressão, para obter um funcionamento suave e silencioso.
O sistema de tração tem três opções de funcionamento, escolhidos facilmente pelo motorista por intermédio do seletor no console central. Com o Easy Select pode-se optar pelo 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. Para situações mais adversas, é possível bloquear o diferencial do eixo traseiro com o toque de um botão. É útil quando uma das rodas traseiras fica suspensa como, por exemplo, na travessia de uma valeta ou erosão, evitando o envio do torque para essa roda.
A L200 Triton Savana tem controles de estabilidade e tração. Este freia as rodas que estão patinando e otimiza a entrega de torque do motor para corrigir essa condição. O controle de estabilidade detecta quando as rodas não estão seguindo a trajetória determinada pelo motorista, seja em piso com alta ou baixa aderência.
Além disso, o veículo tem o assistente de partida em rampa, que facilita as manobras em terrenos íngremes. A L200 Triton Savana vem com pneus Pirelli MTR 255/70R16, classificados como 80% para o fora de estrada e 20% para o asfalto.
A caçamba tem as paredes laterais altas para reforçar a robustez e aumentar o volume de cargas. É integralmente revestida, para oferecer uma superfície resistente, com selagem hermética e impermeável. Os para-choques, detalhes da carroceria e as rodas de aro 16 têm acabamento na cor grafite.
O interior da L200 Triton Savana tem revestimento dos bancos e acabamento do painel na cor preta, onde está o sistema multimídia. Tapetes de borracha vulcanizada protegem a tapeçaria interna dos restos de areia, barro ou água que fatalmente estarão nos pés dos ocupantes após os passeios.
A Mitsubishi L200 Triton Savana está sendo comercializada nas concessionárias da marca por R$ 204.990,00.
AB