Durante o evento “Future of the Car”, do Financial Times, Ola Källenius, presidente do conselho de administração da Daimler AG e presidente da Mercedes-Benz, abordou os planos da empresa para o motor de combustão interna e falou dos desafios que virão no futuro. Ele é o primeiro não alemão em ambas as posições.
A Mercedes-Benz só desistirá dos motores de combustão quando deixarem de ser viáveis, mas a nostalgia não será problema na hora de abraçar por completo a eletrificação. Ele confirmou que a empresa alemã vai continuar a produzir motores de combustão interna enquanto eles forem comercialmente viáveis, mas que ela estará pronta para mudar totalmente para a eletrificação assim que isso fizer sentido.
“Na jornada rumo às emissões zero vamos chegar a um ponto em que a economia de escala vai mudar, onde a propulsão elétrica será a dominante, e eventualmente vamos perder a escala na combustão”, disse o executivo, nascido em 11 de junho de 1969, em Västervik, Suécia.
A avaliar pelos comentários do executivo, podemos imaginar que a marca está muito mais interessada em continuar o desenvolvimento dos motores de combustão atuais, de forma a cumprir as futuras normas Euro 7, do que investir substancialmente no desenvolvimento de unidades novas. A Audi também já anunciou planos semelhantes.
A Euro 7 é a nova norma de emissões da Comissão Europeia, que conduzirá os transportes rodoviários rumo à neutralidade de carbono – e que os construtores acusam de pretender acabar com os motores de combustão interna. Polêmicas à vista.
A Daimler, que já transformou a Smart numa marca totalmente elétrica, juntou-se à Geely para desenvolver motores de combustão para serem usados por modelos híbridos. Recorde-se que a Geely não só detém 9,7% da Daimler, como tem uma parceria para operar e desenvolver a Smart em nível global.
A Geely Automobile foi a primeira fabricante de automóveis independente da China. Fundada em 1986, hoje produz 200.000 veículos ao ano e quer crescer 50% nos próximos anos. É a atual proprietária das empresas Volvo Cars, Lotus Cars, Benelli, Volvo Cars UK, Geely Auto, Proton, Polestar, Terrafugia e Manganese Bronze Holdings.
AB