De olho no futuro, com cada vez mais veículos elétricos ou eletrificados, a Porsche celebra a parceria com a alemã Customcells, para passar a produzir este componente na Alemanha. A nova empresa é a Cellforce Group e dessa forma a marca está ampliando seu papel de liderança tecnológica no campo da mobilidade elétrica. Na foto de abertura, o Porsche Taycan mostrando o posicionamento do conjunto motriz.
As futuras baterias da Porsche serão capazes de recargas em apenas 15 minutos. A nova fórmula química utilizará grande quantidade de silício como material do ânodo. O que, no entender da Porsche, é a melhor forma de aumentar significativamente a densidade de energia de uma bateria, quando comparada com as baterias atuais.
A marca alemã informa que essa nova fórmula química contribuirá também para reduzir a resistência interna dos invólucros, permitindo que absorva mais energia durante a recuperação, além de um melhor desempenho no carregamento rápido. Explica ainda que as novas células das baterias da Cellforce conseguem suportar mais facilmente as altas temperaturas, se comparadas com as baterias hoje existentes.
A colaboração de uma das empresas líderes mundiais no domínio da química, a alemã Basf, desempenha papel central, desenvolvendo a próxima geração de baterias de íons de lítio. “A célula da bateria é a câmara de combustão do futuro. Como uma nova subsidiária da Porsche, a Cellforce Group será fundamental para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e as vendas de células de bateria de alto desempenho”, disse Oliver Blume, presidente executivo da Porsche.
“Esta parceria permite que a Porsche se posicione na frente da corrida global pelo desenvolvimento da célula de baterias mais potentes, tornando-a o elo entre a experiência de pilotagem, que é inconfundível nos nossos carros, e a sustentabilidade”, declarou Blume, que concluiu dizendo que “é desta forma que moldaremos o futuro do automóvel esportivo”.
AB