A tradicional marca italiana, que tem prazo de dez anos — dado por Carlos Tavares, presidente executivo da Stellantis — para renascer e voltar aos tempos gloriosos ou sucumbir, parece já estar no caminho das mudanças. O sucessor do GTV seria um cupê de quatro portas topo de linha, provavelmente apenas com propulsão 100% elétrica. Estaria posicionado exatamente como rival do BMW i4, embora possa ter também uma opção com motores de combustão interna.
O novo diretor executivo da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, que ocupou igual cargo na Peugeot, teria revelado que “embora não exista qualquer anúncio a fazer, devo confessar que estou muito interessado no futuro GTV”. A sigla GTV significa “Gran Turismo Veloce” e vem sendo utilizada há muitas décadas pela marca. Aqui no Brasil é bem lembrada pelos cupês do final dos anos 1960 e início dos 1970, inclusive com grande sucesso nas pistas brasileiras.
Mais recente, foi um cupê de duas portas (foto de abertura) e configuração 2+2, comercializado entre 1995 e 2005. A revitalização da Alfa Romeo terá que ser completa, e aí poderemos ter vários outros modelos, baseados em arquiteturas totalmente novas do Grupo Stellantis, com foco nos sistemas de propulsão elétrica. A busca será sempre pela economia de escala e, claro, um maior lucro.
Entre os novos modelos, talvez o suve compacto Tonale, não se descartando também um novo veículo do tipo crossover, a ser produzido em paralelo com os Fiat 500X e Jeep Renegade. Também estão previstos os sucessores do sedã Giulia e do suve Stelvio, respectivamente, para 2023 e 2024.
Uma futura nova versão do Spider e o retorno do pequeno MiTo não estão descartados. Este seria uma opção para conquistar novos adeptos para a marca do “coração esportivo”. O Spider de geração recente era o GTV conversível. No momento os trabalhos dentro da engenharia da marca estão focados na melhoria do desempenho do sistema híbrido de plugar.
Ao mesmo tempo, foi anunciada a chegada de Alejandro Mesonero-Romanos, que tem experiência em projetos para a SEAT e a Cupra. Ele vai revitalizar o estilo da Alfa Romeo e responderá diretamente a Jean-Pierre Ploué, diretor de estilo da Stellantis. Mesonero-Romanos foi responsável, entre outros veículos, pelas versões Tavascan e Formentor da Cupra e pelas mais recentes gerações de Leon, Ibiza e Arona da SEAT.
“A chegada do Alejandro representa uma grande oportunidade para a Alfa Romeo. Alejandro Mesonero-Romanos é um fã de automóveis e fez um trabalho maravilhoso na Cupra. Estamos ansiosos para trabalhar com ele”, declarou Jean-Pierre Ploué.
Outro que falou sobre a contratação foi Jean-Philippe Imparato, que se considerou “feliz por enfrentar os próximos desafios na Alfa Romeo com uma pessoa de características vanguardistas como Alejandro Mesonero-Romanos. Esperamos que esta união traga sucesso à marca”.
AB