No ano em que a marca completa 80 anos, a Jeep que desde 1941 se dedica ao mercado off-road, anuncia (exclusivamente) para o mercado americano um novo pacote opcional para o Jeep Wrangler, chamado de Xtreme Recon, que o deixa ainda mais capaz para as situações fora-de-estrada.
Basicamente, o novo pacote inclui pneus maiores (35”) e rodas com beadlock (travamento do talão no aro), elevação da suspensão em 1,5” com recalibração dos amortecedores, e relação de transmissão mais curta. Mais abaixo no texto eu descrevo as modificações.
O anúncio saiu no último dia 25 de junho e já está disponível para “pedidos” e será, efetivamente, apresentado no próximo dia 14 de julho, durante o Salão do Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos. Essa apresentação será no Camp Jeep, um espaço criado para a “experimentação” das capacidades off-road dos veículos da marca, através de uma pista de obstáculos, o que, para mim e abrindo aqui um “paralelo”, traz boas lembranças da temporada em que fizemos aqui no Brasil, em 2014 (Salão do Automóvel de São Paulo, no Anhembi) e 2015 (em várias cidades do Brasil). O Camp Jeep, seguindo os moldes dos americanos, foi um desafio e uma delícia de fazer, que envolveu uma equipe muito grande de profissionais e empresas.
Panorama
O Jeep Wrangler, além de ser um queridinho no mercado americano, um ícone da marca em nível global e um excelente veículo 4×4 e altamente indicado para a prática de off-road em todas as suas modalidades e diversidades, é, também, um dos veículos “mais personalizáveis” do mundo dos automóveis, tanto pela diversidade de versões, opcionais e acessórios oferecidos pela fábrica (como é o caso desse novo pacote), quanto por inúmeros e variados fornecedores que, literalmente, deixam você mexer e/ou alterar praticamente tudo nele.
Tanto que, ao rodar pelas estradas, cidades, parques e trilhas dos Estados Unidos é impossível não avistar um Jeep Wrangler pelo caminho, e sempre dos mais variados modelos, idades (ano-modelo), cores, tamanhos (por causa das “preparações) e nas mais diversas situações: sujos e limpos, com capota e totalmente abertos, sozinhos ou em comboio.
E, por tudo isso e por, praticamente, a Jeep estar sozinha nesse segmento/nicho de mercado, entendo que a Ford tenha tomado a decisão de “renascer” o Bronco, inclusive com a forte intenção de tornar o nome em marca — falamos disso nesta matéria.
Quando do anúncio do Ford Bronco (não confundir com o Bronco Sport, inclusive recém-chegado ao Brasil) — veja nessa outra matéria — chamou a atenção do mercado a grande disponibilidade de versões, incluindo pacotes avançados para off-road, como o Sasquatch com pneus de 35” de diâmetro externo (889 mm), algo que, até então, a Jeep não oferecia para o Wrangler, que tinha como maior diâmetro de pneus originais disponíveis os de 33” (838 mm).
E, claro, os comparativos entre os dois veículos 4×4 se sucederam aos montes já que, essencialmente, o Bronco “mirava” o Wrangler para abocanhar uma fatia desse mercado, até então, quase que exclusivo da Jeep.
Pacote Xtreme Recon
Disponível para as versões Rubicon 4-portas e Rubicon 392 (com um empolgante motor V-8 Hemi de 6,4-L), o novo pacote tem a finalidade de ampliar a já alta capacidade off-road do Jeep Wrangler. E ter a possiblidade de receber isso diretamente da fábrica (de Toledo, Ohio, EUA), prontinho para usar, é, sem dúvida, mais um grande atrativo que a Jeep oferece.
Para mim, tem sido notório que a Jeep tem cada vez mais ampliado a oferta de versões e acessórios para elevar a capacidade off-road do Wrangler, entendendo um claro movimento do mercado onde há muitos anos os entusiastas acabam “modificando” seus Jeeps, criando um grande (e, provavelmente, rentável) mercado de fornecedores de tudo o que se possa imaginar para modificar um Wrangler, de itens estéticos e funcionais até mais capacidade fora de estrada. Esse movimento da fabricante certamente, passa por analisar e entender esses movimentos de mercado e anseio dos clientes.
O pacote Xtreme Recon é composto de rodas e pneus, elevação de suspensão e alteração da relação de transmissão, que permitirão ampliar as características e geometria off-road do Wrangler, sendo:
– Ângulo de entrada: 47,4°
– Ângulo de saída: 40,4°
– Ângulo central: 26,7°
– Vão livre: 327 mm
– Capacidade de imersão em alagados: 853 mm
Rodas e pneus: BF Goodrich All-Terrain KO2 na medida 315-70R17, que possuem 889 mm de diâmetro que equivalem a 35”, montados em rodas de 17” com tala de 8” e sistema Beadlock (que trava o pneu no aro da roda, para não “destalonar” quando usado com baixas pressões para aumentar a aderência). Pneus maiores resultam em maior distância ao solo, mas, também, um alongamento da transmissão causado pelo maior diâmetro.
Relação de transmissão: para “compensar” os pneus maiores e não haver diminuição significativa de desempenho, a relação do diferencial é encurtada para 4,56:1 (originais de 3,73:1 ou 4,10:1 variando conforme a versão).
Foi anunciado também uma nova opção de relação dos diferenciais somente para a versão Rubicon, de 4,88:1, o que resulta numa relação total de até 100:1 (crawl ratio) – quando se aplica a relação da 1ª marcha, multiplicado pela relação de reduzida (low range), multiplicado pela relação dos diferenciais), quando o Wrangler é equipado com câmbio manual de 6 marchas – o que é MUITA redução mesmo, pois, para se ter ideia, qualquer 4×4 com crawl ratio de 60:1 já é muito forte.
Elevação da suspensão: com recalibração dos amortecedores para não comprometer significativamente a estabilidade, a elevação (lift) de 1,5” (38 mm) traz ainda mais altura ao solo para o Wrangler, que combinado com pneus maiores faz com o que o vão livre seja de impressionantes 327 mm, o que aumenta bastante a capacidade de superação de obstáculos e pisos mais irregulares e difíceis.
Vale lembrar que as versões Rubicon já são mais elevadas em 2” (508 mm) em relação às versões de entrada do Wrangler, ou seja, com o pacote Xtreme Recon chega-se a uma elevação total de 3,5” (89 mm) o que, certamente, “transforma” o carro.
Conclusão
A Jeep tem se esmerado em manter o Wrangler no “topo” dos veículos que nascem designados para o estilo de vida pautado pela aventura off-road, mantendo até hoje itens como capotas flexíveis ou andar sem capota alguma, remoção de portas, rebatimento de para-brisa, real e alta capacidade off-road com pneus adequados, suspensões com itens como barra antirrolagem desconectável, bloqueios de diferenciais dianteiro e traseiro, relações de transmissão curtas para permitir muita força e controle nas mais duras condições fora-de-estrada (itens que variam conforme as diferentes versões) e uma linha de acessórios, opcionais e pacotes que deixam o Wrangler como “sonho de consumo” de qualquer entusiasta 4×4.
O anúncio desse novo pacote só demonstra que a fabricante, a Stellantis, está atenta ao mercado e interessada em facilitar a escolha do “mais adequado Wrangler” para cada tipo de cliente e “de olho” nos movimentos do mercado, como a chegada do Bronco. Nada mau para quem está completando 80 anos de vida e se encontra no auge de sua história!
Abraços 4×4
LFC