A nova geração do fora-de-estrada da Toyota estreia a arquitetura TNGA – Toyota New Global Architecture, modular e que sustenta vários modelos da Toyota e da Lexus. Acomoda diferentes tamanhos de veículos e configurações de tração dianteira, traseira e nas quatro rodas.
Mais leve em 200 kg, o Land Cruiser está disponível com motores V-6 a gasolina (409 cv) e Diesel (305 cv). Ambas as motorizações têm câmbio automático de dez marchas.
O desenho da carroceria não alterou as dimensões externas nem o bom ângulo de entrada, de 31 graus, e de saída, 25 graus. A suspensão é mais evoluída, beneficiando o conforto no asfalto e fora dele. A tecnologia Multi-Terrain Select agora inclui os novos modos Deep Snow e Auto e o sistema de tração integral tem três diferenciais.
Todos os movimentos do Land Cruiser podem ser vistos no monitor de bordo, ou seja, ângulos das rodas e da direção, a atuação dos diferenciais, a altura da suspensão e o funcionamento dos sistemas para fora de estrada.
As quatro câmeras captam imagem a 360 graus do exterior do automóvel, projetando-a na tela. O interior recebeu um novo desenho dos comandos no painel e no console. O destaque é para o novo sistema de infotenimento, com tela de 9 polegadas, ou opcionalmente, de 12,3 polegadas.
AB