Como mostrado no AE no dia 22/06 último na matéria sobre o recorde obtido no Nordschleife de Nürburgring, tempo de 7 min 38,925 s, o Porsche Cayenne Turbo GT chegou ao mercado. Apenas com carroceria cupê e com os 640 cv antecipados na citada matéria, é um suve de alto desempenho e configuração para pistas, mas que pode ser usado diariamente.
O motor V-8 biturbo de 4 litros entrega 640 cv com torque máximo de 86,7 m·kgf. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,3 segundos e a velocidade máxima, 300 km/h. O câmbio epicíclico Tiptronic S é de oito marchas, e as trocas de marcha são mais rápidas. O sistema de controle de tração também foi modificado para as novas especificações. A caixa de transferência tem arrefecimento por água. O escapamento é de titânio, com desenho exclusivo para o modelo.
Suas linhas ficaram ainda mais esportivas, acentuadas pelos novos itens de aerodinâmica. A dianteira é específica para o Turbo GT, com defletor e tomadas de ar de arrefecimento com maiores dimensões. O teto é de compósito de fibra de carbono (CFRP) e foram instaladas extensões nos arcos das rodas. As placas laterais de CFRP instaladas no defletor do teto são específicas do GT, assim como o defletor traseiro acionado automaticamente 25 mm maior que o do Turbo, resultando na força vertical descendente, à velocidade máxima, em 40 kgf.
Os pneus de alto desempenho são Pirelli P Zero Corsa montados em rodas GT Design de 22 polegadas de diâmetro e foram especialmente desenvolvidos para o novo modelo, tendo sido utilizados na quebra de recorde em Nürburgring. Em comparação com o Turbo Coupé, as rodas dianteiras são mais largas em uma polegada e o câmber negativo foi aumentado em 0,45 grau para maior área de contato dos pneus.
Comparado ao Cayenne Turbo Coupé, o Turbo GT tem altura de rodagem até 17 mm mais baixa. Com base nisso, tanto os componentes passivos do chassi quanto os sistemas de controle ativo foram reprojetados, recalibrados e otimizados. A constante elástica da suspensão a ar de três câmaras foi aumentada em 15% e as características de amortecimento da suspensão ativa, bem como a aplicação do direção eletroassistida e o esterçamento do eixo traseiro, também foram revistos.
O sistema de estabilização ativa de rolagem agora opera com software de controle orientado ao desempenho. O resultado é estabilidade e aderência à pista ainda melhores e um comportamento mais preciso em curvas a qualquer velocidade, segundo a Porsche. O sistema de vetoração por torque tem foco maior no desempenho. Os freios são do tipo carbocerâmico.
O caráter esportivo do Cayenne Turbo GT destaca-se pelo seu interior revestido em Alcantara. O volante multifuncional tem a marcação “12 horas” em amarelo. Com o Turbo GT, a próxima geração do sistema de comunicação PCM 6.0 teve seu desempenho aprimorado e é compatível com Apple CarPlay, com integração aos Apple Music e Apple Podcasts. Além disso, o sistema de infotenimento inclui o Android Auto, o que significa que todos os smartphones mais conhecidos podem ser integrados.
O Cayenne Turbo GT já está disponível no Brasil, sob encomenda, pelo preço público sugerido a partir de R$ 1.199.000.
AB