Uma opção que pode viabilizar o uso dos veículos elétricos é a das células a combustível, que geram corrente elétrica a bordo . O assunto já foi mostrado no AE em diversas ocasiões.
Recentemente foi celebrado um contrato de fornecimento entre a Bosch e a cellcentric (assim mesmo, com letra inicial minúscula). A cellcentric é uma empresa que pertence à Daimler Truck AG e ao Grupo Volvo AB, 50% cada uma. Serão produzidos compressores de ar elétricos com potência eletrônica integrada, que controlam o suprimento de oxigênio à célula a combustível. O objetivo da união entre as empresas é o de se tornar um fabricante global líder de sistemas de células a combustível e ajudar a tornar o transporte sustentável e neutro para o clima até 2050.
Inicialmente o compressor de ar será parte do sistema de células a combustível da cellcentric em caminhões pesados e aplicações estacionárias e a produção em grande escala está prevista para começar em meados dessa década. A fabricação de componentes para veículos variará entre sensores individuais, pilhas para completar o módulo de células a combustível e os compressores de ar elétricos.
Nas células a combustível, o hidrogênio reage com oxigênio da atmosfera para produzir energia elétrica, assim como água e calor. Como o compressor de ar elétrico fornece a quantidade necessária de ar filtrado, ele é um dos principais componentes para o sistema de célula a combustível. “A Bosch está dedicando um grande esforço no desenvolvimento deste componente. Temos 15 equipes de diferentes divisões trabalhando para comercializar o compressor de ar elétrico”, declarou o Dr. Uwe Gackstatter, presidente mundial da divisão Powertrain Solutions da Bosch.
A empresa acredita que o hidrogênio tem um futuro brilhante como transportador de energia e, entre 2021 e 2024, fará investimentos da ordem de € 600 milhões em aplicações móveis de células a combustível e € 400 milhões em aplicações estacionárias para geração de eletricidade e calor.
AB