Apesar do auge de eletromobilidade, algumas aplicações ainda representam grandes desafios para a propulsão elétrica, como puxar reboques, enfrentar subidas fortes com elevada carga ou dirigir numa autoestrada em alta velocidade, que fazem a carga da bateria cair rapidamente. Dado que a maioria dos veículos elétricos só têm uma marcha, um câmbio de várias marchas, tipo CVT, pode proporcionar mais eficiência.
Para demonstrá-lo, a Bosch experimentou-o num veículo de teste. Denominado CVT4EV, esse câmbio continuamente variável, desenvolvido pela Bosch Transmission Technology B.V., subsidiária holandesa da multinacional alemã, aumenta a eficiência em até 4%, o que proporciona maior torque, melhor aceleração e uma velocidade máxima mais alta.
Para Gert-Jan van Spijk, gerente de desenvolvimento responsável por câmbios CVT da Bosch. “o CVT4EV aumenta os possíveis usos dos veículos elétricos, sem que eles percam o conforto de marcha dos carros elétricos, já que o câmbio ajusta continuamente a relação de transmissão sem nenhuma interrupção da potência de tração.”
Mais rendimento e menos consumo
O CVT4EV garante sempre uma relação ótima entre eficiência e rendimento, já que o sistema controla livremente a rotação e o torque do motor elétrico. Em baixas rotações, uma relação de transmissão mais curta melhora as características de aceleração e condução em estradas montanhosas, enquanto uma relação mais longa aumenta a eficiência e a velocidade máxima. Além disso, o CVT4EV entrega um torque maior para rebocar e ao dirigir off-road, por exemplo. Tudo isso com menor consumo de energia, que o câmbio contribui para reduzir ainda mais em velocidades constantes.
Devido ao menor torque e rotação que o motor elétrico requer, abre-se o caminho para utilizar outros mais econômicos e compactos sem que varie o rendimento que, inclusive, pode melhorar. Mesmo assim, aumenta a economia, de forma que os fabricantes de veículos elétricos podem otimizar o equilíbrio entre capacidade e autonomia da bateria.
Versátil, simples, econômico
Este câmbio consta de um módulo CVTE4V, inversor, motor elétrico e câmbio com uma relação de transmissão adaptada ao veículo e pode ser utilizado em uma ampla gama de veículos, desde esportivos a comerciais leves e médios. Dado que os acionamentos se adaptam a diferentes aplicações mediante software, as variantes de hardware se reduzem, o que resulta em menores custos tanto de desenvolvimento quanto de produção. Dependendo do tipo de veículo, o CVT4EV se adapta à maneira de dirigir requerida, de forma que os fabricantes possam oferecer seu típico comportamento ao volante em todos os seus veículos e se diferenciar da concorrência. Como resultado, a experiência de condução permanece vinculada à marca do automóvel.
Frente a outros CVTs, o da Bosch aumenta ainda mais o torque e a velocidade disponível nas rodas e garantirá câmbios mais suaves e sem trancos, características dos veículos elétricos. Além disso, esse câmbio reduz a rotação do motor elétrico, assegurando ainda um dirigir mais silencioso e cômodo.
AB
Informação Bosch, publicada no site www.infotaller.tv,