As enchentes que devastaram parte da Europa central causaram prejuízos ainda não definidos, mas que se estimam sejam de muitos milhões de euros. Mas a poderosa indústria automobilística mostra sua solidariedade, em especial a alemã.
Não há memória do nível das águas subir tanto nos últimos tempos, mas a Alemanha figura entre os países que mais sofreram com as chuvas torrenciais. O Governo ajudou no possível, mas esse auxílio ainda está longe de solucionar os problemas. A imprensa alemã realça o esforço das marcas de veículos, com destaques para Porsche, BMW e Opel.
De acordo com notícias da imprensa local, a Porsche e a BMW doaram 2,5 milhões de euros a várias organizações de ajuda de emergência, para que estas possam atender de forma mais rápida às necessidades básicas das pessoas afetadas. A BMW, sediada em Munique e a Porsche, em Stuttgart, ofereceram alguns dos seus recursos para auxiliar os serviços de socorro, deslocando o pessoal de emergência das suas fábricas para ajudar às regiões afetadas.
A Opel optou por colocar à disposição dos que viram os seus carros arrastados pelas cheias um veículo da marca por um período de três semanas, bastando dirigir-se ao concessionário mais próximo.
Os fabricantes asiáticos também participaram neste esforço coletivo de reconstrução, com a sul-coreana Hyundai colocando à disposição dos seus clientes, que ficaram sem carro, veículos novos durante três meses. Solução similar adotou a Mitsubishi, oferecendo aos clientes da marca um automóvel de aluguel por um período de quatro semanas, além de um desconto entre 20% e 25%, caso decidam adquirir um carro novo. A Nissan também colocou um veículo à disposição dos seus clientes que ficaram sem carro, por um período não especificado.
As marcas americanas também demostraram a sua solidariedade, com a Ford doando 100 mil dólares, bem como vários furgões Transit e picapes Ranger à Cruz Vermelha. Os clientes da marca, que foram afetados pelas cheias, têm à sua disposição cerca de 150 veículos para que possam manter sua própria mobilidade.
Elon Musk, em vias de inaugurar a sua fábrica em Berlim, colocou à disposição as suas empresas Tesla e Starlink. A primeira liberou os carregadores de baterias gratuitamente a todos os clientes que habitam as áreas afetadas, enquanto a segunda posicionou inicialmente 12 dos seus satélites sobre a área da cheias, número que depois elevou para 35, de forma a poder garantir acesso à Internet gratuita para todos, importante numa fase em que as telecomunicações estão sobrecarregadas.
AB