O que parecia improvável aconteceu duas vezes durante a disputa do GP da Grã-Bretanha, hoje, no circuito de Silverstone. Ao iniciarem a segunda volta Lewis Hamilton (foto de abertura/Mercedes) e Max Verstappen disputavam a liderança acirradamente e se tocaram e o holandês bateu forte contra as barreiras de pneus. O inglês prosseguiu na prova e pouco a pouco foi diminuindo que o separava de Charles Leclerc, piloto que liderou a maior parte da prova, foi a última vítima de Hamilton, que obteve sua oitava vitória no tradicional autódromo de Northamptonshire. A Red Bull e a Mercedes pressionaram o diretor de provas na esperança de lucrar com o acidente e o time alemão saiu em vantagem: o heptacampeão mundial foi punido em 10 segundos, penalidade cumprida durante seu pit stop, e em uma exibição que seria perfeita, não fosse o toque com o rival. O Campeonato prossegue dia 1º de agosto, na Hungria.
O acidente entre Verstappen e Hamilton foi interpretado de diversas maneiras e o saldo de tantos vereditcos pendeu para a culpa do inglês. Fato é que ambos estavam andando acima do limite, se arriscando além do normal, algo que se comprova com a aproximação de Charles Leclerc a bordo de um Ferrari menos competitivo que o Red Bull e o Mercedes. Infortúnio total, o holandês foi o único prejudicado nessa história, que foi transferido para um hospital da região para ser melhor avaliado quanto às consequências do acidente. A vitória de Hamilton e o terceiro lugar de Bottas foram uma injeção de ânimo para a equipe Mercedes, que se aproximou da rival Red Bull, time que não marcou pontos pois Sergio Perez ficou fora dos dez primeiros. Agora o time alemão está a quatro pontos atrás da escuderia austríaca.
Confira o resultado da prova:
1) Lewis Hamilton, Inglaterra, Mercedes, 52 voltas em 1h 58’23”284;
2) Charles Leclerc, Mônaco, Ferrari, a 3’871;
3) Valtteri Bottas, Finlândia, Mercedes, a 11”125;
4) Lando Norris, Inglaterra, McLaren-Mercedes, a 28”573;
5) Daniel Ricciardo, Austrália, McLaren-Mercedes, a 42”624;
6) Carlos Sainz, Espanha, Ferrari, a 43”454;
7) Fernando Alonso, Espanha, Alpine, a 1’12”093;
8) Lance Stroll, Canadá, Aston Martin-Mercedes, a 1’14”289;
9) Estebán Ocón, França, Alpine, a 1’16”162;
10) Yuki Tsunoda, Japão, AlphaTauri-Honda, a 1’22”065
11) Pierre Gasly, França, AlphaTauri-Honda, a 1’25”327
12) George Russell, Inglaterra, Williams-Mercedes, a uma volta
13) Antonio Giovinazzi, Itália, Alfa Romeo-Ferrari, a uma volta
14) Nicholas Latifi, Canadá, Williams-Mercedes, a uma volta
15) Kimi Räikkönen, Finlândia, Alfa Romeo-Ferrari, a uma volta
16) Sérgio Perez, México, Red Bull-Honda, a uma volta
17) Nikita Mazepin, Rússia, Haas-Ferrari, a uma volta
18) Mick Schumacher, Alemanha, Haas-Ferrari, a uma volta
19) Sebastian Vettel, Alemanha, Aston Martin-Mercedes, a 2 voltas
20) Max Verstappen, Holanda, Red Bull-Honda, não terminou
Posições no campeonato: 1) Verstappen, 185; 2) Hamilton, 177; 3) Norris, 113; 4) Bottas, 108; 5) Perez, 104; 6) Leclerc, 80; 7) Sainz, 68; 8) Ricciardo, 50; 9) Gasly, 39; 10) Vettel, 30.
WG