Richard Hammond, conhecido pelos programas televisivos Top Gear e The Grand Tour, vai leiloar vários exemplares da sua coleção de veículos clássicos. Mas há uma razão para isso. Ele vai abrir um novo negócio de restauração de automóveis clássicos, que se chamará “The Smallest Cog”, em português, “A Menor Engrenagem”. A origem do nome vem do nível de detalhamento que ele pretende utilizar nas suas futuras restaurações…
Hammond é um dos fundadores do site Drivetribe, juntamente com Jeremy Clarkson e James May. A nova oficina de restauração também vai fazer parte de uma nova série no canal Discovery+ chamada “Richard Hammond’s Workshop”, mas apesar da fama e sucesso que o seu empreendimento certamente terá, para financiá-lo Hammond vai ter que vender alguns exemplares da sua coleção.
Parece irônico se desfazer de parte da sua coleção para financiar o seu negócio de restauração de veículos clássicos… “A ironia de eu investir no meu novo negócio de restauração vendendo alguns carros da minha própria coleção de clássicos não foi uma decisão fácil. É com um muito grande pesar que eles têm de partir, porque têm, para mim, um grande valor sentimental. Mas vão ajudar a financiar e dar vida novamente a outros veículos clássicos”, declarou.
No primeiro momento são oito veículos que serão vendidos no Silverstone Auctions, sendo três automóveis e cinco motos. O leilão ocorrerá no próximo dia primeiro de agosto durante o evento “The Classic Sale at Silverstone”, que ocorrerá no próprio circuito inglês. Os exemplares de quatro rodas que Richard Hammond vai leiloar serão o Porsche 911 T de 1969, o Bentley S2 de 1959 e o Lotus Esprit Sport 350 de 1999.
O Porsche 911 T (Touring) de 1969 tem 2,2 litros, 125 cv e já é um modelo da série C, com maior distância entre eixos, para melhorar o “nervosismo” que o carro tinha no limite de aderência. O aumento de 57 mm passou a distância de 2.211 mm para 2.268 mm, mas apenas a caixa de rodas foi ligeiramente deslocada para trás, sem mudar o comprimento e as proporções do estilo que permanece, em linhas gerais, até hoje. Esse carro tem volante à esquerda, pois veio da Califórnia e marca pouco mais de 90 mil quilômetros, que Richard Hammond acredita serem originais, face ao excelente estado de preservação.
O Bentley S2 teve cinco donos, o último é o próprio Hammond. A carroceria foi recentemente recuperada e o câmbio automático substituído há dois anos. Apresenta pouco mais de 101 mil quilômetros no hodômetro. É um modelo significativo por ter sido o primeiro a estrear o V-8 da série L, um motor que foi utilizado também nos Rolls-Royce Silver Cloud II e Phantom. De 6.230 cm3, é todo em alumínio.
Por fim, o Lotus Esprit Sport 350 de 1999 poderá ser considerado um futuro clássico. Este é o exemplar de número 5 de um total de 48 unidades construídas e vem com um Certificado de Autenticidade da Lotus. Está com aproximadamente 76 mil quilômetros e tem um V-8 com dois turbocarregadores, 3,5 litros de 355 cv. Um dos Esprit mais exclusivos, o Sport 350 baseia-se no V-8 GT, mas é 85 kg mais leve e traz vários melhoramentos. Discos de freio com maior diâmetro da marca AP Racing, amortecedores, molas e barra antirrolagem com novas especificações e rodas OZ Crono em magnésio estão entre eles.
Além dos três automóveis, Richard Hammond vai também dizer adeus a cinco das suas motos. Vão mudar de dono as Sunbeam Model 2 de 1927, Velocette KSS Mk1 de 1932, Kawasaki Z900 A4 de 1976, Moto Guzzi Le Mans Mk1 de 1977 e a recente Norton Dominator 961 Street Limited Edition, de 2019, que se destaca por ser a quinquagésima unidade de um total de 50 feitas.
AB