Para 2022, além das versões com motor a diesel, a Chevrolet decidiu oferecer ao mercado apenas as duas configurações mais vendidas da S10 com motor 2,5-l flex, a Advantage e a LTZ. Sendo a primeira com sistema de tração apenas nas rodas traseiras e a LTZ com todos os recursos do 4×4 que inclui caixa de transferência com redução e sistema de controle automático de descida. Foram eliminadas as versões LT e LTZ 4×2 equipadas com motor flex e câmbio manual.
A remodelação da grande frontal com emblema-logotipo Chevrolet aumentado entre as barras cromadas está presente nesta versão, e o novo pacote de tecnologia também está incluído.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado na região da curva AE em Araçariguama, SP:
Motor flex
O motor 2,5-l Ecotec flex de quatro cilindros e aspiração natural é um dos mais modernos da linha GM e incorpora tecnologia de ponta com a utilização de injeção direta, duplo comando de válvulas continuamente variável na admissão e escapamento com acionamento por corrente, 16 válvulas, bloco e cabeçote em alumínio, árvore contrarrotativa de balanceamento, bomba de óleo variável, controle eletrônico da temperatura do motor e dispensa o uso de sistema de injeção de gasolina ou aquecimento do álcool para partida a frio em temperatura ambiente inferior a 18 °C.
A potência máxima é de 197/206 cv a 6.000 rpm e o torque máximo é de 26,3/27,3 m·kgf a 4.400 rpm, números que permitem acelerar a picape de 1.934 kg de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atingir a velocidade máxima (limitada) de 163 km/h, necessário por limitação técnica dos componentes do sistema de transmissão que incluem câmbio, caixa de transferência e cardã, evitando que esses componentes atinjam a frequência crítica de trabalho que poderia levar a danos de grande monta.
O câmbio automático de engrenagens epicíclicas de 6 marchas é o mesmo utilizado na versão Diesel, porém com ajustes das relações de marcha e calibração para a potência e torque do motor flex. Os engates em modo manual podem ser feitos apenas pela alavanca seletora, sendo útil para descida de serra para usar freio-motor. O corte de injeção, nesse modo, ocorre a 7.000 de forma limpa. Em modo automático e com acelerador todo aberto as trocas ascendentes sucedem-se a 6.400~6.500 rpm.
A tração 4×4 é ativada pelo seletor eletrônico no console central, onde também é feito o acoplamento da reduzida. Operação idêntica ao já avaliado na S10 High Country e no Trailblazer.
O consumo de combustível homologado junto ao Inmetro indica 7,4/5 km/l no ciclo urbano e 9/6,2 km/l no rodoviário. No trecho padrão de 120 km adotado entre São Paulo e Campinas, percorrido a 120 km/h (real GPS) obtive a média de 9,5 km/l, e a aferição do velocímetro indicou 5% de erro.
Na comparação direta de S10 flex versus diesel no tocante a custo por quilômetro rodado, a versão diesel ainda traz vantagens. São R$ 0,42 no diesel, R$ 0,66 no álcool e R$ 0,58 na gasolina, porém pela diferença de preço da versão diesel versus a flex, a amortização do capital investido tem um prazo bem longo.
Mais tecnologia
O funcionamento da internet 4G com Wi-Fi nativo traz a antena com sinal 12 vezes maior que a do próprio celular e facilita em alguns pontos de sombra de sinal, e permite a conexão de até sete dispositivos móveis. Ainda não estou convencido da vantagem deste sistema pois após o período de degustação obriga-se a ter um segundo plano de dados exclusivo para o veículo. O mesmo acontece com a nova geração do OnStar que traz a vantagem do novo aplicativo myChevrolet para conectar-se remotamente à picape, mas, após 3 meses é necessário uma assinatura paga para utilizar o sistema.
Grande avanço com o espelhamento sem fio do celular utilizando a tecnologia Android Auto e Apple CarPlay, porém o carregador de bateria de celular por indução (sem fio) ainda não foi incorporado ao console do veículo. Estamos no aguardo.
Nos sistemas de auxilio ao motorista a S10 já contemplava o alerta de saída de faixa e permanece inalterado, apenas indicando através de luz espia no quadro de instrumento e aviso sonoro, sem efetuar correções de direção. Há possibilidade de desabilitar o sistema através de interruptor no console central.
O alerta de obstáculo à frente com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre é um item de segurança a mais e tem capacidade de parar o veículo completamente, além de aumentar a força de frenagem, caso perceba que o motorista não está aplicando toda desaceleração necessária para evitar a colisão ou atropelamento.
O sistema de controle de velocidade de cruzeiro é convencional e para o tamanho do veículo ficou faltando o alerta de ponto cego nos retrovisores externos, mas traz a vantagem do espelho retrovisor interno ser eletrocrômico.
Conforto
A posição de dirigir segue inalterada em relação às demais versões e a falta de ajuste de distância do volante dificulta encontrar a melhor posição do banco do motorista que tem ajuste elétrico. Os comandos de condução estão bem localizados e são de fácil acesso e fácil leitura.
Os bancos dianteiros são bem confortáveis e estão bem casados com a frequência de trabalho da suspensão e da cabine que é apoiada sobre o chassi através de 8 coxins de borracha. Em picapes que utilizam cabine sobre chassis, o conforto só é obtido quando esses elementos estão todos bem calibrados, obtendo assim a melhor resposta.
A coxinização da cabine ajuda também no ruído de rodagem e aspereza percebida no interior do veículo, e nesse ponto a S10 flex mostrou um bom compromisso de ruídos e vibrações. Dirigir essa picape por longos períodos é agradável e ao final do percurso não senti nenhuma fadiga corporal ou cansaço excessivo.
O conforto no banco traseiro é comprometido pela altura do assoalho, que obriga as pernas a ficarem mais flexionadas, diminuindo o apoio das coxas. Mas a inclinação do encosto é melhor que outras picapes avaliadas recentemente e a largura de 1.874 mm permite acomodar 3 passageiros adultos, ficando a ressalva apenas para o desenho do banco não permitir boa acomodação para o ocupante central.
A movimentação da suspensão agrada como um todo. O balanço é bem equilibrado entre a dianteira e traseira, não há ruídos de queda de roda e os feixes de mola semielíptica da traseira estão bem isolados quanto a ruídos de trabalho. E na calibração do sistema de direção com assistência elétrica observa-se a mesma preocupação em deixar a picape confortável para dirigir na cidade, estrada e campo. O retorno do volante de direção acontece de forma espontânea, o esforço é compatível com o tamanho do veículo e a progressão e sensação de centragem estão adequados.
Os pneus Michelin LTX Force na medida 265/60R18 estão montados em rodas de liga de alumínio e além do desenho ser bom para piso escorregadio, não causam ruído de rodagem acima do normal em pisos de asfalto ou paralelepípedo. No estepe encontra-se pneu 245/70R16 com 12 mm menor no raio dinâmico em relação ao pneu de rodagem, estando no limite de 3% de tolerância.
Conclusão
Com poucas alterações visuais no interior e exterior a S10 2,5-l flex 4×4 2022 segue sendo uma boa opção para aqueles que não querem ou não podem desembolsar um valor maior para comprar a versão diesel.
O desempenho geral é bom, tem boa aceleração e conforto adequado para uso geral, principalmente quando trafegando nas rodovias ou no campo. Para uso urbano as suas dimensões de 5.361 mm de comprimento e 1.874 mm de largura não ajudam muito para manobras e principalmente para achar vagas de estacionamento.
Para uso fora de estrada o entre-eixos de 3.096 mm e o ângulo de saída de apenas 18 graus pode dificultar em algumas manobras ou obstáculos, mas o ângulo de entrada de 29 graus e vão livre de 228 mm são apreciados.
Preços
No estado de São Paulo, onde o ICMS é cerca de 5% maior que no restante do país a versão Advantage 4×2 tem preço sugerido de R$ 162.690 e na versão testada, LTZ com tração 4×4 R$ 203.380, lembrando que para compra na modalidade de vendas direta para empresas ou produtor rural a GM concede desconto de 3 a 5 %, dependendo da negociação com o concessionário.
GB
FICHA TÉCNICA S10 LTZ 2,5-l FLEX 2022 | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec 2,5-l |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração atmosférica, injeção direta, flex |
Cilindrada (cm³) | 2.457 |
Diâmetro e curso (mm) | 88 x 101 |
Taxa de compressão (:1) | 11,2 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 197/206/6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 26,3/27,3/4.400 |
Comprimento da biela (mm) | n.d |
Relação r/l | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (V/A·h) | 12/70 A·h |
Alternador (A) | 130 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico de 6 marchas, tração 4×4 com reduzida |
Relações da marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços sobrepostos, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido com feixe de molas semielípticas de constante progressiva e amortecedores pressurizados |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 20,1 |
Voltas entre batentes | 3,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,7 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado, 300 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 147,5 |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em paralelo |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7Jx18 |
Pneus | 265/60R18 |
Estepe temporário | Aço, 245/70R16 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada) (m²) | n.d. |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Carroceria de aço sobre chassi, picape cabine-dupla, 4 portas, 5 lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Caçamba | 1.570 |
Tanque de combustível | 80 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.934 |
Carga útil | 915 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.361 |
Largura sem/com espelhos | 1.874 |
Altura | 1.837 |
Distância entre eixos | 3.096 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G ou A) | 9,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 163 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) (G/A) | 7,4/5 |
Estrada (km/l) (G/A) | 9/6,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | n.d. |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | n.d. |
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) | n.d. |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE S10 LTZ 2,5-l FLEX 2022 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para três bancos infantis com pontos de fixação superior |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade |
Imobilizador de motor |
Indicador de nível de vida de óleo |
Luz de rodagem diurna em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
APARÊNCIA |
Grade frontal com detalhes cromados |
Maçanetas externas cromadas |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata |
Rack de teto na cor cinza |
Roda de liga de alumínio aro 18″ com design exclusivo para a versão LTZ |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de controle na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura |
Alça de teto para o passageiro dianteiro e traseiras |
Ar-condicionado com controle automático |
Assistente de partida em aclive |
Banco do motorista com regulagem de altura |
BANCOS |
Bancos com revestimento premium nas cores Preto “Jet Black” |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas pela alavanca seletora |
Câmera de ré |
Cobertura marítima na caçamba |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador de velocidade de cruzeiro |
Controles de áudio e telefone no volante |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e cromados |
Iluminação no porta-luvas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo ´por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luz de teto traseira |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Painel de instrumentos 3,5? digital TFT em cores |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Tomada 12 V no console central |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Trava mecânica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (6) |
Antena de teto |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8?, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB |
Espelhamento de celular por Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos ** |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em preto “Jet Black” |
GARANTIA |
36 meses |
* Os recursos e as funções disponíveis podem depender de compatibilidade com o dispositivo smartphone |
** Pacote de internet pago à parte fornecido pela operadora Claro S.A.. Valores e condições de pagamento disponíveis no website |