A BMW prepara a apresentação no IAA Mobility 2021, em Munique, Alemanha, da mais recente variante do suve X5, o iX5 Hydrogen. A presença do veículo a hidrogênio não se limitará apenas à exibição, mas sim para receber opiniões dos visitantes. Para isso, estará disponível, para pequenos deslocamentos no local, como forma de familiarizar o público com a tecnologia. O evento realizar-se-á entre 7 e 12 de setembro próximo.
Na opinião dos responsáveis pela marca, a tecnologia de células a combustível hidrogênio poderá coexistir com os veículos 100% elétricos a bateria, especialmente em locais onde não seja fácil recarregar um BEV.
Já neste ano a BMW deu início aos testes de rodagem com o iX5 Hydrogen por toda a Europa, com o objetivo de iniciar uma nova etapa no desenvolvimento tanto dos sistemas eletrônicos, quanto da tecnologia de chassis, que é específica para cada modelo. Tudo foi pensado na sustentabilidade, até mesmo os pneus Pirelli. Eles são feitos de borracha natural certificada e são usados pela primeira vez para um veículo de produção global. São montados em rodas de 22 polegadas de diâmetro.
Sobre este BMW iX5 Hydrogen, é anunciada uma potência de 374 cv. O suve tem dois depósitos de hidrogênio, construídos em compósito de plástico reforçado por fibra de carbono, capazes de guardar, em conjunto, 6 kg de hidrogênio. Uma vez gasta a sua capacidade, podem ser reabastecidos rapidamente, informa a marca alemã.
“Encher os tanques leva de três a quatro minutos, então não há limites para usar o BMW iX5 para percorrer longas distâncias com apenas pequenas paradas no percurso”, explica Juergen Guldner, da área de tecnologias de hidrogênio e células a combustível da marca.
A BMW acredita que o hidrogênio pode ser uma solução viável para o futuro da mobilidade zero emissões, desde que produzido com energias renováveis e que exista uma infraestrutura suficientemente grande para reabastecimento.
AB