A British Racing Motors, conhecida como BRM, produzirá três unidades do P15, carro da Fórmula 1 com motor V-16 supercarregado. Essa pequena tiragem deve-se ao fato de que existe apenas esta limitada quantidade de chassis originais nunca utilizados.
Fundada em 1945, a BRM disputou um total de 197 grandes prêmios entre 1951 e 1977, tendo obtido um total de 17 vitórias, e o título mundial em 1962, com Graham Hill. Procurando recordar estes tempos de glória a BRM, hoje nas mãos de John Owen (foto de abertura), filho do então responsável pela equipe de F-1 da marca, Sir Alfred Owen, decidiu ressuscitar um dos modelos que marcaram história na BRM.
O P15, com seu famoso motor V-16 será reproduzido em apenas três unidades, exatamente a quantidade existente de chassis originais, como já citado. O motor V-16 tem 1,5 litro e supercarregador. Na época os motores da F-1 podiam ter essa configuração ou motores de 4,5 litros de aspiração atmosférica. Esse motor da BRM tem potência de 608 cv a 12.000 rpm…
A primeira unidade do monoposto está pronta, tendo sido construída pela Hall & Hall, empresa do Reino Unido especializada na preparação e recuperação de monopostos clássicos de competição. “Ouvir aquele motor V-16 novamente, depois de tantos anos, foi um momento incrível e um sonho que se tornou realidade”, comentou John Owen, considerando ser esta uma homenagem à tremenda habilidade, persistência e atenção aos detalhes da equipe de engenharia da Hall & Hall.
Rick Hall, que foi naquela época um dos engenheiros do time de F-1 da BRM, disse que “esta tem sido uma jornada incrível para todos nós na Hall & Hall. Temos trabalhado em estreita colaboração com a BRM, desde que entrei para a equipe, no final de 1972. Demorou dois anos, desde o projeto original até o teste inicial do P15, mas é impossível fazer atalhos quando estamos trabalhando com o nível de qualidade, detalhamento e autenticidade que precisávamos”.
“Com o primeiro dos três novos P15 V-16 agora terminado, vamos voltar nossa atenção para os restantes dois números de chassis disponíveis. Com todos os obstáculos técnicos já superados e com segurança, estamos totalmente confiantes de que podemos criar um carro de Fórmula 1 dos anos 50 verdadeiramente magnífico, novo, historicamente correto e autêntico, mas também totalmente apto a ser pilotado”, concluiu Hall.
AB