Não foi exatamente uma corrida emocionante, mas a vitória do pole position Max Verstappen no GP dos Países Baixos (foto de abertura) animou mais ainda a imensa torcida local, que voltou a ter um GP desde a vitória de Niki Lauda (McLaren-Tag) em 1985. Com essa conquista o holandês reassumiu a liderança do Campeonato Mundial de F-1, que prossegue no próximo fim de semana, em Monza, na Itália. Até lá, ele aparece três pontos (224,5 a 221,5) à frente de Lewis Hamilton, que foi segundo hoje. Valtteri Bottas completou o pódio.
A pista estreita, o circuito travado e os ventos que levam a areia da praia de Zandvoort ao traçado de 4.259 metros — o segundo mais curto do calendário, só perde para Mônaco, que mede 3.337 metros,— são componentes ideais para acionar várias vezes a intervenção do Safety Car. Se essa possibilidade ficou maior após vários acidentes durante os treinos, na corrida de hoje isso não aconteceu. Em um cenário onde o carro de Verstappen se mostrou mais eficiente que os Mercedes de Hamilton e Bottas, a equipe anglo-alemã explorou uma estratégia na qual o finlandês deveria segurar o holandês quando este último e o inglês fizessem a segunda troca de pneus. O máximo que conseguiram foi uma terceira parada para instalar compostos macios no carro do heptacampeão a duas voltas da bandeirada e garantir um ponto extra ela melhor volta da prova.
O quarto lugar de Pierre Gasly, o renascimento da Ferrari, as boas disputas envolvendo a equipes Alpine e McLaren e a recuperação de um inconstante Sérgio Perez, que largou dos boxes e terminou em oitavo, foram outros destaque da décima-terceira etapa da temporada.
Resultado:
1) Max Verstappen, Países Baixos, Red Bull-Honda, 72 voltas em 1h30’05”395; 2) Lewis Hamilton, Inglaterra, Mercedes, a 20”932; 3) Valtteri Bottas, Finlândia, Mercedes, a 56”460; 4) Pierre Gasly, França, AlphaTauri-Honda, a uma volta; 5) Fernando Alonso, Espanha, Alpine; 6) Charles Leclerc, Mônaco, Ferrari; 7) Carlos Sainz, Espanha, Ferrari; 8) Sérgio Pérez, México, Red Bull-Honda; 9) Estebán Ocón, França, Alpine; 10) Lando Norris, Inglaterra, McLaren-Mercedes.
Campeonato: 1) Verstappen, 224,5 pontos; 2) Hamilton, 221,5; 3) Bottas, 123 4) Norris, 114; 5) Pérez, 108; 6) Leclerc, 92; 7) Sainz, 89,5; 8) Gasly, 66; 9) Ricciardo, 56; 10) Alonso, 46.
WG