A Divisão de Veículos Comerciais no Brasil vai atuar na região como parte da nova organização global Ford Pro, dedicada ao segmento profissional. Essa área de negócios já nasce com uma estrutura dedicada de engenharia, manufatura, vendas, pós-vendas e experiência do consumidor. Inclui recursos de conectividade para oferecer uma solução completa aos clientes comerciais, com foco na produtividade.
O van Transit foi desenvolvido pela engenharia brasileira para atender às exigências dos clientes locais, mantendo o padrão global de qualidade. Com mais de 60 anos de história e mais de 10 milhões de unidades produzidas, ele é líder de vendas nos Estados Unidos e na Europa, há seis anos consecutivos, informa a Ford. Como parte da evolução contínua, a Europa já anunciou a chegada da versão elétrica E-Transit, que abre caminho para o futuro desenvolvimento da linha.
“A Ford é líder mundial em veículos comerciais, conhece esse consumidor melhor do que ninguém. Com essa nova organização 100% dedicada ao segmento, vamos trabalhar com um só objetivo, que é garantir o menor custo de posse e o maior retorno para os nossos clientes”, declarou Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Para o lançamento no Brasil e na América do Sul, a Transit passou por um extenso programa feito pela engenharia brasileira no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, em parceria com os centros de engenharia da marca na Inglaterra e na Alemanha.
Esse programa incluiu mais de 20.000 horas de trabalho de engenharia e o equivalente a 1 milhão de quilômetros rodados em condições reais nos testes de desempenho, validação e durabilidade, para atender às características únicas do clima, estradas, combustível, trânsito e modo de dirigir dos consumidores brasileiros e sul-americanos.
“Além de ser a van mais tecnológica e equipada da categoria, a Transit também tem a maior potência e torque, a melhor conectividade, assistência ao motorista, dirigibilidade, central multimídia, segurança e conforto acústico”, antecipa Flávio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.
A linha será produzida inicialmente no modelo de passageiros, em duas versões, uma para 15 ou 16 lugares, e a outra para 18 ou 19 lugares, incluindo o motorista. A chamada versão vidrada não tem bancos, para o cliente configurar como for preciso. A versão de carga, ou furgão, chega logo depois, com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades do cliente.
A Ford desenvolveu ainda uma rede de transformadores e adaptadores certificados para fazer as modificações que o cliente precisar na Transit, com suporte técnico e garantia de qualidade.
O suprimento de peças é garantido por cinco centros de distribuição e um sistema avançado de logística para entregas rápidas em todo o país. Além das unidades em Barueri, SP, Gravataí, RS e Salvador, BA, a Ford inaugurou este ano dois novos depósitos em São Paulo, um em Porto Feliz e outro em Cajamar, que adicionam 140.000 metros quadrados e capacidade para armazenar mais de 170.000 tipos diferentes de peças.
AB