Os motores tais como os conhecemos hoje podem não estar mais com seus dias contados. As soluções com base no hidrogênio estão sendo testadas por diversas empresas e fábricas de automóveis.
A Toyota tem participado de competições de longa duração no Japão com um Corolla equipado com motor a hidrogênio e afirma que o torque disponível é 15% maior do que o motor alimentado com gasolina.
Agora a PUNCH Torino S.p.A., empresa que desenvolve soluções para o segmento automobilístico, revelou o seu projeto H2-ICE (Hydrogen Internal Combustion Engine). É uma picape com o conceito “hidrogênio quente”, como é denominado pela PUNCH. O motor H2-ICE está atualmente em desenvolvimento pelo centro técnico de Turim, em Itália, tendo por base um motor diesel convencional da picape Nissan Navara (foto de abertura).
As alterações mais importantes incidem sobre os sistemas de injeção de combustível, com novo software de controle do motor específico. A injeção de hidrogênio é feita diretamente na câmara de combustão. Esta picape tem três tanques pressurizados para o hidrogênio.
Detalhes da ligação da Nissan com a PUNCH serão divulgados mais para o final do ano, pois a marca japonesa estaria em vias de transformar suas três instalações na Espanha em fábricas de baterias, mas existe também a possibilidade da PUNCH assumir o maquinário e passar a produzir a sua própria versão de picape baseada na Nissan Navara.
AB