Os planos do Grupo Volkswagen para a mobilidade elétrica apontam para o objetivo de ser o maior construtor mundial de veículos elétricos no máximo até 2025. A notícia, publicada na imprensa norte-americana, é baseada em dados de analistas locais, recordando-se que a Volkswagen e suas demais empresas têm planos para lançar cerca de 70 modelos 100% elétricos em todo o mundo antes de 2030.
Estratégia da qual faz parte uma forte ofensiva nos Estados Unidos, ajudada pelos novos objetivos fixados pela administração do governo de Joe Biden, relativamente aos veículos elétricos. A ajudar essa intenção de tornar-se o maior construtor de veículos elétricos, surge o fato de o grupo alemão contar com várias marcas, o que lhe garante uma variedade muito extensa de veículos e mercados.
Existe uma disputa velada entre a Volkswagen e a Tesla pelo título de maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Mas a Tesla tem no momento apenas quatro modelos, Model 3, Model Y, Model S e Model X, e está prevendo o lançamento de mais três propostas, a picape Cybertruck, o esportivo Roadster e um novo modelo de entrada, com um preço baixo.
No início deste ano, o executivo-chefe do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, decidiu entrar no Twitter, a rede social preferida de Elon Musk, fundador da Tesla, para afirmar as “ambições elétricas” do seu grupo…
Ao mesmo tempo a Volkswagen inaugura um laboratório que vai desenvolver uma nova geração de baterias próprias. Fica em Salzgitter, na Alemanha e o plano é ter as suas próprias baterias prontas para utilização em automóveis do grupo já em 2025.
Será um projeto de desenvolvimento de baterias unificadas, com uma equipe de 250 especialistas trabalhando em células de baterias, análise de dados e testes, num investimento total de cerca de € 70 milhões. Este laboratório tem tecnologia de ponta, que permite analisar e testar os mínimos detalhes das baterias, podendo simular de forma precisa o seu desempenho e o natural envelhecimento ao longo dos processos de carga e descarga contínua. Um dos testes inclui baterias que poderão ser recarregadas de 5 a 80% em apenas 12 minutos.
“Com o laboratório estamos expandindo ainda mais o nosso desenvolvimento, os processos e os métodos de produção para as células de baterias, o coração do veículo elétrico”, afirmou Thomas Schmall, responsável pela área de tecnologia do grupo. “A infraestrutura da Volkswagen em Salzgitter demonstra como a transformação da indústria automobilística alemã, do sistema de condução convencional para a mobilidade elétrica, poderá ser bem-sucedida”, complementa.
As primeiras baterias unificadas deverão sair da linha de produção de Salzgitter a partir de 2025 e, para 2030, o Grupo planeja ter seis fábricas na Europa. As baterias unificadas podem representar uma economia de até 50% no custo delas.
AB