A frota de aluguel da Hertz vai receber o reforço de 100 mil Teslas. Isso é noticiado no mesmo momento que o Tesla Model 3 (foto de abertura) foi o modelo mais vendido na Europa no mês de setembro, ultrapassando os Renault Clio e Dacia Sandero.
O resultado é inédito, como destaca a consultora londrina JATO Dynamics. “É a primeira vez que um carro elétrico domina o mercado e também é a primeira vez para um veículo produzido fora da Europa”. A JATO Dynamics Ltd é um fornecedor global de dados para a análise das tendências do mercado, especificações e preços de veículos e negócios automotivos com sede em Uxbridge, Londres.
De acordo com os dados da consultoria, a Tesla entregou 24.591 unidades do Model 3 no mês passado, contra 18.264 exemplares do Renault Clio e 17.988 do Dacia Sandero. No mercado dos veículos 100% elétricos, a Tesla tem 24%, à frente da Volkswagen (22%) e do Grupo Stellantis (13%).
Entre as 100 mil unidades da Tesla adquiridas pela Hertz, a maioria deverá ser do Model 3. O simples anúncio da venda foi suficiente para fazer disparar o valor das ações da marca americana.
A informação foi confirmada pela Reuters. Admitindo a hipótese de que todas as 100 mil unidades sejam exclusivamente do Model 3 mais barato, isso significa que Elon Musk vai receber 4,4 bilhões de dólares. Porém, os lucros desta gigantesca encomenda por parte da Hertz não se resumem a isso. Como qualquer empresa cotada em bolsa, a Tesla é muito sensível às expectativas e a às previsões dos analistas. Logo, mais lucros e dinheiro em caixa para Musk.
A encomenda deve começar a chegar aos pontos da locadora em novembro próximo, prevendo-se que até o final de 2022 todos os veículos sejam entregues. Bons tempos para a Tesla, que continua não sendo afetada pela crise mundial dos chips, ao contrário do resto das empresas do setor.
AB