A Bentley Motors completa 70 anos da fundação do seu departamento de estilo, em Crewe, Inglaterra. O primeiro Bentley desenvolvido nesse local foi o R-Type Continental, em 1951, e esteve a cargo de John Blatchley, então diretor de estilo da marca.
Quando foi fundado em 1951, esse departamento tinha a responsabilidade de comunicar ideias e propostas. Isso foi conseguido capturando esboços como obras de arte em aquarela, pintadas à mão.
As pinturas em aquarela eram então reproduzidas em escala ou desenhos em tamanho real, representando a carroceria, para descrever a forma do novo carro. Na arte de abertura a riqueza de detalhes, como brilhos e reflexos das superfícies e dos materiais, transformam um desenho numa obra artística.
Para visualizar o futuro veículo em três dimensões, uma estrutura de metal é coberta com um material maleável, em geral argila, em seguida moldada com precisão para descrever a forma do novo veículo. As medições podiam então ser tiradas do modelo e cruzadas novamente para garantir que os desenhos são representativos.
Atualmente braços de medição e equipamentos de digitalização permitem avaliação rápida de modelos tridimensionais, com precisão de até centésimos de milímetro, e fornecem dados como impressões numéricas ou dados em nuvem carregados diretamente no estúdio para referência virtual instantânea.
A mais recente era do projeto é agora muito dependente de computadores e pode ser representada em realidade virtual. Os projetistas podem desenhar num mundo que pode ser visualizado em telas, mesmo estando essas pessoas a milhares de quilômetros umas das outras. A Bentley atualmente tem mais de 50 colaboradores em diferentes áreas de projeto.
Recentemente esse fabricante revelou também os seus planos para a construção daquela que será sua primeira torre residencial, a torre Bentley Residences, em Miami, Estados Unidos, com inauguração prevista para 2026.
AB