A 7ª geração do BMW série 3 está no mercado desde 2019 e é o modelo de entrada para a linha premium com a vantagem de ser produzido no Brasil, na fábrica da BMW em Araquari, SC. Essa versão testada vem equipada com um bom pacote de funcionalidades que torna o carro fácil de dirigir, entrega desempenho com bom consumo de combustível, e tem um bom balanço entre estabilidade e conforto de rodagem.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado nas curvas da Estrada das Cabras em Joaquim Egídio, Campinas, SP.
Motor e desempenho
Uma das coisas mais importantes é entender como o BMW 320i foi capaz de receber a emblemática sigla M e a bandeira de 3 cores estampada nos para-lamas dianteiros, no volante de direção e nas rodas. O motor B48 de 4 cilindros, 2-litros turbocarregado é flex, enquanto nesse segmento o normal é ter modelos exclusivamente a gasolina. A injeção é direta, e o interefresfriador ar-água está junto ao coletor de admissão.
A construção é em alumínio no bloco e cabeçote, com duplo comando de válvulas com variação de fase (duplo Vanos) e abertura (Valvetronic) na admissão e escapamento, acionamento por corrente, e 16 válvulas. A potência máxima de 184 cv aparece entre 5.000 e 6.500 rpm, com o torque máximo de 30,6 m·kgf está entre 1.350 e 4.600 rpm.
Montado na tradicional posição longitudinal, o motor está acoplado ao câmbio automático epicíclico ZF de 8 marchas através de conversor de torque e a tração é traseira, onde está equipado com pneus 255/35R19, que são mais largos que os dianteiros 225/40R19. A opção de troca de marchas manual sequencial pode ser feita diretamente na alavanca seletora ou nas borboletas atrás do volante.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Na análise simplista dos números pode haver uma certa decepção, mas dirigindo o carro a sensação é outra. Obviamente que não é desempenho de superesportivo, mas o conjunto está muito bem calibrado para a nossa mistura de combustível, e perfaz 0~100 km/h em 7,1 segundos e tem velocidade máxima de 235 km/h. A aceleração é homogênea, não apresenta oscilações ou hesitações nas trocas e reduções de marchas. O conjunto é bem silencioso, mostrando um grande cuidado dos engenheiros de NVH (Noise, Vibration and Harshness – Ruídos, Vibrações e Aspereza). Veja o resultado das medições de ruído interno nas imagens abaixo.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas — note que no teste de aceleração aparecem os pontos vermelhos no alto no início da medição que indicam o escorregamento dos pneus (cantou pneu na largada), e no final do teste os pontos vermelhos em baixa frequência indica o ronco do motor em alta rotação.
São três modos de condução, o Eco Pro, que propicia dirigibilidade mais suave e respostas mais lentas, melhorando consumo de combustível, o Comfort que deixa a resposta de aceleração mais rápida, mas sem a esportividade da troca de marchas em rotações mais altas, e a Sport, onde aparece toda a esportividade do motor, câmbio e direção mais pesada. Sendo possível também modificar o controle de tração para modo esportivo, onde permite um pequeno escorregamento de rodas, e se ativa o sistema de largada ao estar parado e aplicar freio e acelerador a 100%.
Segundo o pessoal da frota da BMW o carro fora abastecido com gasolina antes de nos entregar, mas ao fazer a leitura pela porta OBD2 identifiquei 39% de álcool no tanque, e mesmo assim o consumo de combustível entre São Paulo e Campinas foi de 14,0 km/l. Lembrando que a BMW utiliza sensor de álcool na linha de combustível para que o ajuste da injeção seja feito em tempo real para o combustível que está sendo injetado, e não apenas na leitura do sensor de oxigênio, que faz a análise dos gases. Esse sistema é utilizado também em outras marcas e modelos e contribui para o melhor consumo e emissões de gases.
Dinâmica veicular
Os 2.851 mm de entre-eixos foram muito bem utilizados pelos engenheiros de calibração de suspensão, pois conseguiram dar um ótimo equilíbrio e balanço entre a suspensão dianteira e traseira. Já as curvas de cargas dos amortecedores deixaram o carro com a movimentação mais contida, o que pode incomodar alguns usuários que preferem o carro mais macio, ou que trafeguem por pisos muito remendado.
A resposta de aspereza ao trafegar sobre paralelepípedo ou asfalto velho e rachado está bem adequada ao uso do carro, não chegando a incomodar. Ponto positivo para os engenheiros de pneus da Pirelli que fizeram um ótimo trabalho no pneu Pirelli PZero. Além disso não apresenta ruído de rodagem ou ruído em curvas.
A suspensão dianteira utiliza o conceito McPherson com amortecedor pressurizado, mola helicoidal e barra antirrolagem, tudo ancorado ao subchassi dianteiro. O braço de controle inferior é do tipo duplo braço em alumínio formando o triângulo com dois articuladores junto à manga de eixo.
Na traseira o conceito multibraço está presente, com molas, amortecedores e barra antirrolagem, e como na dianteira há o subchassi que faz toda ancoragem, além de sustentar o diferencial.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Todo esse conjunto é conduzido pelo sistema de direção com assistência elétrica diretamente na cremalheira, o que traz robustez ao sistema. Ao apontar para as curvas nota-se a rápida resposta de direção, e o carro contorna com precisão sem exigir correções adicionais ao volante. Aumentando-se a velocidade o maior peso do volante ajuda a dar maior precisão às manobras, e assim vamos ficando mais entusiasmado com o Série 3 a cada sequência de curvas. Desligando o controle de estabilidade e tração, a adrenalina já começa a circular em maior volume pelo corpo e o carro segue muito estável, mostrando que os sistemas de controles estão ali para caso de necessidade apenas, pois o carro como um todo já é bem equilibrado, mesmo com os sistemas desligados.
Na desaceleração os freios a disco ventilado nas quatro rodas estão ali pra fazer sua parte. A modulação do pedal é bem progressiva na atuação, mas na parada completa do veículo fica devendo uma melhor modulação do pedal do freio para evitar desconforto aos passageiros. Ou talvez eu precisasse de mais umas 12 semanas com o carro para calibrar melhor meu pé. Afinal, esse é um daqueles carros que ficamos tristes de devolver à fabricante.
Espaço, qualidade e personalização
Ao abrir a porta já se nota a beleza e bom gosto do interior com destaque na cor Terracota que predomina no revestimento dos bancos, painéis de porta e painel de instrumentos. O desenho dos revestimentos associado às formas dos componentes é harmônico com as cores adotadas, fazendo com que fique esquecido a versão de entrada que esse modelo é.
O conforto nos bancos dianteiros é incrementado pelos ajustes de apoio lombar e também pela angulação das almofadas laterais do encosto, permitindo ajustar para pessoas de vários biotipos, altos ou baixos, gordos ou magros. Todos os ajustes são elétricos e memorizáveis no lado do motorista.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
No banco traseiro o espaço é suficiente para até dois adultos. Na posição central existe o prejuízo do desenho das almofadas do assento e encosto, além do túnel central que é bem alto, permitindo a passagem do cardã e escapamento por baixo. A posição recuada da cabine, que é tradição no Série 3, penaliza o espaço para pernas na acomodação do banco traseiro. Há dois engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O estudo ergonômico feito pelos engenheiros da BMW para a alocação dos comandos nos seus carros é primoroso e no caso deste Série 3, mesmo sendo um modelo de entrada da linha de sedãs da marca alemã, ainda assim está tudo muito bem posicionado. Tanto em relação à posição quanto à visibilidade. É difícil um comando ficar esquecido por não ser visto. E são perfeitos também no toque com ótima resposta de acionamento. Click é click e ponto final, que me perdoem os apreciadores dos botões capacitivos.
A complementação de funcionalidades que existe entre o quadro de instrumentos e a central multimídia é muito bem resolvida, e as configurações disponíveis permitem que cada motorista tenha à sua frente o que julga mais importante. Até mesmo o conta-giros, que tem o inconcebível sentido de rotação anti-horário pode ser substituído pelo econômetro quando o carro está sendo conduzido no modo Eco Pro. A configuração do quadro de instrumentos pode seguir o modo de condução, ou simplesmente ficar inalterado, sendo tudo controlado pela central de configurações na tela do multimídia.
Para quem não gosta dos botões capacitivos da central multimídia, há o recurso do comando rotativo multidirecional no console central ao lado da alavanca seletora do câmbio. Através desses botões é possível navegar por todos menus e fazer todas configurações e ajustes não apenas do sistema de áudio premium da Harman Kardon, como também dos diversos sistemas do carro. Sem esquecer do botão giratório do volume do som que está em um painel exclusivo junto a oito botões de memória do rádio. Coisa antiga, mas muito útil para quem ainda tem suas estações de rádio preferidas.
Outros sistemas de auxílio ao motorista como controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, alerta de ponto cego nos retrovisores externos, alerta de permanência em faixa e alerta de colisão podem também ter a sensibilidade ajustada em até três níveis, permitindo assim que sejam menos intrusivos para o motorista, aumentando a capacidade de personalização do veículo.
Logo abaixo e na posição frontal do console está o compartimento, com portinhola, para acomodar o telefone celular com carregador de bateria por indução (sem fio), e o pareamento com Android Auto e Apple CarPlay também é feito sem fio. A modernidade que todos nós queremos, e a justificativa da Apple para vender celular sem carregador de bateria. E o celular ainda pode substituir a chave presencial, simplificando a vida do usuário.
E toda essa comodidade do interior do veículo não poderia ficar sem um excelente ar-condicionado de três zonas com funcionamento bem silencioso e que mantém a temperatura da cabine, mesmo com grande variação de insolação ou temperatura externa.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Carroceria
As linhas do Série 3 não mudam drasticamente de uma geração para outra, são linhas evolutivas que às vezes é preciso colocá-los lado a lado para identificar as diferenças. Mas é claro que se a comparação for entre a primeira e a sétima geração, a diferença é brutal. E interessante que nunca são poucas, mas mantêm os traços característicos do modelo. Este Série 3 se confunde com o Série 5, dependendo do ângulo de vista.
Na dianteira esta versão M Sport do 320i traz para-choque exclusivo, iluminação em LED com luz de rodagem diurna dando a assinatura luminosa também em LED. A grade frontal, DNA da marca, não é tão grande como do M3 Competition Track testado pelo Bob Sharp, possui o sistema ativo para melhorar aerodinâmica, fechando em altas velocidades e abrindo quando há necessidade de maior fluxo de ar pelo radiador e condensador do ar-condicionado.
Na traseira a iluminação também é em LED, a tampa do porta-malas tem abertura motorizada com sistema mãos-livres para acessar o decepcionante porta-malas de apenas 365 litros, penalizado pelo miniestepe alojado sob o tampão do assoalho. Estranho, ver o carro equipado com pneus de tecnologia runflat (podem rodar sem pressão) ter o miniestepe, porém pode ter sido algum requisito identificado no nosso mercado. Ainda na traseira, agrada muito ver as duas saídas de escapamento funcionais.
As rodas de 19” tem desenho exclusivo para esta versão M Sport, e a ausência de frisos e adereços cromados dão lugar a molduras em preto brilhante, dando esportividade na charmosa carroceria sedã. O efeito joia (jewell effect) fica por conta da bela silhueta de proporções exatas do desenho bávaro.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
Se algumas semanas atrás eu comentei que já está na hora de começarmos a defender a hashtag #savethesedan, uma semana com o BMW 320i M Sport reforça minha certeza que esse é um modelo que deveria ser proibido de sair de linha, pois é melhor que muito suve nessa faixa de preços e é o objeto de desejo de todos que apreciam um sedã.
Se por um lado deixou de ser tão acessível como já foi, por outro segue com bom volume de vendas dentro do segmento, e ainda tem muito orgulho de ser brasileiro. Talvez seja um exagero ostentar a grife M, pois falta a esportividade e o desempenho esperado, mas que ficou elegante nesta versão de topo, não há dúvida.
O BMW 320i é vendido atualmente em três versões, todas com o mesmo motor 2,0 turbo flex e câmbio automático de 8 marchas, e fabricados no Brasil, conforme abaixo:
320i GP – R$ 279.950
320i Sport GP – R$ 299.950
320i M Sport – R$ 319.950 (versão testada)
Nota – valores atualizados desde a gravação do vídeo, desse modo há duas semanas.
GB
(Atualizada em 26/10/21 às 00h30, correção da versão do pneu, estava Cinturato P7 e foi corrigido para PZero)
FICHA TÉCNICA BMW 320i M SPORT 2021 | |
MOTOR | |
Designação | B48 |
Descrição | L-4, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase de admissão e escapamento e de levantamento das válvulas de admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocarregador de duplo caracol com interresfriador, injeção direta, flex, gasolina 91 RON mínimo |
Cilindrada (cm³) | 1.998 |
Diâmetro e curso (mm) | 82 x 94,6 |
Taxa de compressão (:1) | 11 |
Potência máxima (cv/rpm) | 184/5.000~6,500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 30,6/1.350~4.000 |
Comprimento da biela (mm) | 148 |
Relação r/l | 0,319 |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria (capacidade A·h/localização) | 80 /porta-malas |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | ZF 8HP – Automático de engrenagens epicíclicas, 8 marchas, conversor de torque e tração traseira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 5,250:1; 2ª 3,360:1; 3ª 2,172:1; 4ª 1,720:1; 5ª 1,316:1; 6ª 1,00:1 (direta); 7ª 0,822:1; 8ª 0,640:1 ré 3,712:1 |
Relação de diferencial (:1) | 2,813 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, duplo braço de controle inferior com dois articuladores formando o triangulo, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 14 |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,4 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, n.d. |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, n.d. |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico dianteiro/traseiro |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8Jx19 |
Pneus | 225/40R19 (D) / 255/35R19 (T) |
Estepe | Temporário estreito T135/80T17 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,25 |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,22 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,555 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, subchassi dianteiro e traseiro, sedã 4 portas e 5 lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 365 |
Tanque de combustível | 59 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.460 |
Carga útil | 590 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.709 |
Largura sem/com espelhos | 1.827/n.d. |
Altura | 1.435 |
Distância entre eixos | 2.851 |
Bitola dianteira/traseira (mm) | 1.589 / 1.604 |
Distância mínima do solo (mm) | 136 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,1 |
Velocidade máxima (km/h) | 235 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, dado só para gasolina) | 11,1 |
Estrada (km/l, dado só para gasolina) | 12,5 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª (km/h) | 69,7 |
Rotação a 120 km/h, em 8ª (rpm) | 1.720 |
Rotação à vel. máxima, em 6ª (rpm) | 5.266 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE BMW 320i M SPORT 2021 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Auxílio de permanência em faixa com sensibilidade ajustável |
Aviso sonoro de cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Cintos de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo LED |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistência a frenagem de emergência e compensação de fading |
Imobilizador de motor |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
APARÊNCIA |
Lanterna traseira em LED |
Rodas de liga de alumínio aro 19″ com design exclusivo M Sport |
Teto solar |
Volante multifuncional com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para as quatro posições |
Ar-condicionado com controle automático de 3 zonas |
Assistente de partida em aclive |
Banco traseiro com encosto rebatível 40:20:40 e apoio de braço central com porta-copos |
Bancos com revestimento premium |
Bancos dianteiros com apoio lombar, ajustes elétricos e memória para o motorista |
Câmbio automático epicíclico de 8 marchas com opção de troca manual por borboletas atrás do volante ou na própria alavanca de câmbio |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de celular por indução (sem fio) |
Chave com sensor de aproximação e sistema mãos livres para abertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Controles de áudio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de posição |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo e rebatimento automático |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-copos para bancos dianteiros no console central |
Quadro de instrumentos digital TFT em cores e configurável |
Sensor de chuva com ajuste automático de de frequência de varrida do limpador de para-brisa |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Tomada de 12 V no console central |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
USB – 2 portas para passageiros do banco traseiro e uma para dianteiro |
ENTRETENIMENTO |
Antena de teto |
Sistema multimídia MMI Touch, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Rádio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth e entrada USB e GPS com mapas integrado, sistema de som premium |
GARANTIA |
36 meses |