O C3 inaugura em Porto Real a arquitetura CMP, Common Modular Platform. Será o primeiro veículo do Grupo Stellantis produzido no Brasil com essa arquitetura, reconhecida mundialmente como moderna, modular e de grande flexibilidade, informa a empresa. Pode ser usada em veículos de segmentos acima do C3, dada à sua versatilidade.
Desde a sua concepção, o objetivo das equipes de engenharia foi desenvolver um veículo voltado às expectativas e necessidades dos clientes brasileiros e latino-americanos. É o primeiro de uma família de três veículos que serão desenvolvidos e produzidos na região nos próximos três anos.
Destaca-se por ter maior altura livre em relação ao solo, capô elevado e uma posição mais alta para o motorista, além de um estilo que remete aos suves, muito em voga atualmente. Foi cuidadosamente pensado para facilitar o dia a dia dos clientes nas grandes cidades e também ser adequados aos trajetos mais longos, tão comuns na região, caracterizada por grandes distâncias entre percorridas nas viagens.
A arquitetura de um veículo é a base para todo o seu desenvolvimento e a partir dela que se definem as opções de suspensão, motores e transmissões e componentes elétricos e eletrônicos. A Stellantis informa no seu comunicado que essa base para os seus automóveis é robusta, com baixos níveis de vibração, maior conforto acústico, rápidas respostas de direção e elevada estabilidade.
“Os produtos fabricados em nossas diferentes e modernas arquiteturas são complementares e distintos. A Stellantis está na vanguarda quando falamos em tecnologia no mundo, e na América Latina isso não é diferente. Temos excelentes estruturas, equipamentos, laboratórios, espaços para realizar todos os tipos de testes previstos no desenvolvimento de um veículo. Tudo isso com equipes altamente capacitadas para conduzir cada novo projeto. Assim, os nossos consumidores sempre terão à sua disposição automóveis cada vez mais modernos e surpreendentes”, comentou Marcio Tonani, diretor da área técnica do grupo para a América Latina.
Os investimentos somaram mais de R$ 220 milhões, aplicados na fábrica de Porto Real, RJ, para a produção do novo veículo. A fábrica de Porto Real, RJ, passou por uma grande transformação industrial e tecnológica para receber a nova família. Dentro desses investimentos estão a instalação de novos robôs e de um inédito processo polivalente e flexível que permitirá a produção do novo Citroën C3 e favorecerá a fabricação dos atuais modelos na unidade.
AB