Há mais de 135 anos, a patente de Gottlieb Daimler começou a ser testada quase em segredo em pequenas embarcações. As necessidades de mobilidade no final do século XIX não se resumiam às estradas, uma vez que as pessoas que moravam próximo aos rios ou lagos também precisavam se deslocar por conta de suas rotinas.
Ciente disso, Gottlieb Daimler começou a usar embarcações de tamanho compacto para testar a sua nova patente. A bordo estava o motor a combustão de Gottlieb Daimler, com Wilhelm Maybach trabalhando e ajustando a nova invenção enquanto o barco deslizava pelas águas do rio Neckar, Alemanha, em agosto de 1886. Esse rio tem 362 quilômetros de extensão e nasce na Floresta Negra e desemboca no rio Reno, passando por várias cidades, incluindo a mítica Stuttgart, sede de dezenas de empresas ligadas ao mundo dos veículos, em especial a própria Mercedes-Benz e a Porsche.
Na realidade, existiam três barcos com três tamanhos diferentes, batizados como Neckar, Rems e Schwaben, com capacidades que variavam entre duas e dez pessoas. E o motor que Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach desenvolviam há quase quatro anos já havia surgido num veículo de duas rodas batizado de Reitwagen, em 1885. Na foto de abertura está o barco de nome Neckar, em 1886, com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach na popa, próximos ao motor.
Em outubro de 1886 Daimler registou a sua patente, que acabou por ser emitida em junho de 1887 na Alemanha e um pouco antes, em abril do mesmo ano, nos Estados Unidos. Além do motor a combustão, Daimler registou ainda uma revolucionária unidade de reversão, que permitia conduzir as embarcações em marcha a ré, perfeita para as manobras de atracação.
Depois de algumas apresentações ao público, a produção começou finalmente em 1888 no seu novo estaleiro de Bad Cannstatt, o mais populoso distrito municipal de Stuttgart. Os cascos eram fornecidos por construtores já existentes, nos quais Daimler instalava o seu motor e o seu sistema de propulsão.
A Benz também começou a produzir motores para barcos, praticamente na mesma época. Depois da fusão com a Daimler, continuaram a fabricá-los ao longo do século XX. A Daimler-Benz foi formada com a fusão das empresas Benz & Cie. e Daimler-Motoren-Gesellschaft em 1926.
Atualmente, os projetos da marca alemã destinados a singrar os mares são menos comuns, mas não menos interessantes. Na sua maioria são desenvolvidos pela Mercedes-Benz Style.
Um dos mais recentes exemplos é o ARROW460 Granturismo, projetado em conjunto com o estaleiro Silver Arrows Marine, situado em Mônaco. É chamado de “Gullwing dos mares”.
AB
Nota: Matéria escrita a partir de pesquisa da Mercedes-Benz