O Mercedes-AMG Project One tem motorização híbrida, com um V-6 turbocarregado de 1,6 litro, auxiliado por quatro motores elétricos. Solução inovadora, um deles é integrado por um eixo ao turbocarregador, outro na posição convencional de hibridização, integrado ao motor V-6 e os dois restantes são responsáveis pela tração nas rodas dianteiras.
Comenta-se sobre potência total de mais de 1.000 cv e velocidade máxima acima dos 350 km/h. Após adiamentos, agora a Mercedes-AMG confirma o início da produção do One para meados de 2022.
O processo de desenvolvimento do One não tem sido fácil. É um motor de F-1 homologado para andar nas ruas e ele deve cumprir com as normas ambientais vigentes. O carro de rua não é compatível com o sistema de lubrificação no qual o óleo precisa ser aquecido antes de se poder dar a partida. Lewis Hamilton tem auxiliado no trabalho de ajustes.
Adicionalmente, existe o problema com o combustível. O motor teve que ser adaptado às gasolinas comerciais e não aos combustíveis especiais de competição. Então o limite de rotação ficou em 11.000 rpm, com marcha-lenta em baixíssimas (para esse tipo de motor) 1.200 rpm.
Outro motivo para o adiamento foi a necessidade de conter o ruído excessivo emitido pelo escapamento. Rodando apenas no sistema elétrico ele terá alcance de escassos 25 km. Finalmente resta saber se as alterações efetuadas interferiram com o desempenho que prometia fazer de zero a 100 km/h em menos de 2,5 segundos e a 200 km/h em seis segundos baixos.
AB