O Pulse, o primeiro suve Fiat, de lançamento iminente, terá motor de 3 cilindros 1-litro turbo que proporciona melhor desempenho, consumo, torque, potência e aceleração entre seus principais concorrentes com motorização turbocarregada de mesma cilindrada e arquitetura semelhante, informa a marca desde janeiro parte do grupo Stellantis.
Com o objetivo de expandir a fórmula de downsizing em sua gama de produtos com um motor de última geração, que entrega desempenho sem abrir mão da eficiência, a Fiat trouxe para o seu primeiro suve desenvolvido e produzido no país o motor Turbo 200 Flex, que gera 125/130 cv, o 1-L turbo mais potente de sua categoria no Brasil. Sua superioridade inclui o torque máximo de 20,4 m·kgf a 1.750 rpm independente de haver gasolina, álcool ou mistura dos dois combustíveis, em qualquer proporção, no tanque.
Esses números são possíveis graças a soluções como a válvula de alívio do turbocarregador de atuação elétrica sob comando eletrônico, a injeção direta de combustível e o exclusivo sistema de controle da operação das válvulas de admissão MultiAir III. Essas tecnologias são as mesmas do motor Turbo 270 Flex da Nova Fiat Toro.
Outro ponto de destaque do novo Turbo 200 Flex diz respeito à aceleração. A maior potência e torque aliados a uma carroceria robusta, porém leve, permite que o suve acelere da imobilidade a 100 km/h em 9,4 segundos (com álcool), o menor tempo comparado aos seus principais concorrentes.
À eficiência do novo motor alia-se o câmbio automático CVT de sete marchas que resulta no melhor consumo de combustível entre seus oponentes com câmbio automático: 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
O câmbio automático CVT tem três modos de funcionamento. No modo Automático o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e conforto. O modo Manual é voltado para quem aprecia estar sempre no controle e permite as trocas manuais sequenciais por meio da alavanca seletora ou das borboletas atrás do volante.
Por fim, o modo Sport leva ainda mais diversão na condução do Fiat Pulse. Ele atua na assistência da direção, no controle de estabilidade, na curva de acionamento do acelerador, e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando plenamente a potência máxima do Turbo 200 Flex, garantia de um dirigir mais esportivo e dinâmico.
O novo câmbio automático CVT foi projetado para usar um óleo lubrificante vida-toda, ou seja, não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo, reduzindo o custo de manutenção ao mesmo tempo em que aumenta sua durabilidade.
AB