O Campeonato Mundial de Fórmula 1 entra em sua reta final neste final de semana, quando será disputado o Grande Prêmio do México no autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México (foto de abertura). No ano passado o evento foi cancelado em razão da pandemia do covid-19. A temporada 2021 é marcada por uma intensa disputa entre o holandês Max Verstappen, líder com 287,5 pontos e 12 à frente do inglês Lewis Hamilton. Circuito localizado 2.240 metros acima do nível do mar, o que gera uma situação atípica para a categoria: o ar rarefeito acaba interferindo tanto no rendimento dos motores de combustão interna quando na aerodinâmica dos carros.
Apesar das peculiaridades técnicas locais, a atmosfera de festa é a característica mais marcante da etapa mexicana: o GP é promovido como “La Fiesta” (“A festa” em português) e a arquibancada montada em torno da penúltima curva do traçado de 4.304 metros cria um anfiteatro único no calendário da categoria.
A enorme e efusiva torcida em torno do ídolo nacional Sérgio Pérez reforça o ambiente onde os torcedores passeiam usando máscaras que emulam os lutadores de luta-livre – outra mania nacional ao lado dos grupos de “mariachis” com seus sombreros e roupas bordadas — e adereços da Fiesta de los Muertos. Não é exagero comparar esse clima com o carnaval brasileiro.
Dentro da pista prossegue as disputas entre Verstappen e Hamilton e Red Bull e Mercedes, forças maiores de um dos melhores campeonatos dos últimos anos. Muito além da pista, os responsáveis pelas escuderias trocam farpas que extrapolam o terreno técnico. No último episódio dessa tertúlia, Toto Wolff (Mercedes) acusou Christian Horner (Red Bull) de “se comportar como um protagonista de comédia de Hollywood”.
Caio Collet
Caio Collet é o único brasileiro participando do teste de final de temporada da F-3 FIA no circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha. O piloto paulista vai disputar uma segunda temporada na categoria em que estreou este ano e ficou classificado em nono lugar entre 35 participantes. Um terceiro lugar na terceira prova da etapa em Paul Ricard, França, foi seu melhor resultado. O campeão de 2021 é o norueguês Dennis Hauger.
WG