A restauração do 962 C executada pela Porsche terminou após um ano e meio de trabalho, e o lendário Hans-Joachim Stuck (foto de abertura) pode reunir-se, após quase 35 anos de espera, com um dos modelos que pilotou durante a sua carreira.
Este carro de competição pertence à divisão histórica, conhecida como Porsche Heritage. Stuck pode reencontrar o carro na pista do Centro de Desenvolvimento de Weissach, na Alemanha. O carro havia sido construído naquela época exatamente ali, em Weissach.
“Foi como voltar no tempo” disse o piloto, nascido em 1 de janeiro de 1951, na Alemanha, filho do também lendário Hans Stuck. Admitindo que só guarda memórias boas deste carro vitorioso com o número 17 na sua carroceria, reencontrou também o seu antigo engenheiro de corrida, Norbert Singer, e o desenhista Rob Powell, responsável pela bela pintura do 962 C.
A história do 962 C está repleta de detalhes importantes, como o fato de ter servido de primeiro teste para a então nova caixa automática de dupla embreagem (PDK) em competição. “Sou um grande adepto da caixa PDK e orgulho-me de ter podido testá-la no 962 C naquela época. Conseguir manter as duas mãos no volante enquanto mudava de marcha com o acelerador a fundo era uma grande sensação desde o princípio”, relembra Stuck. Recorde-se que foi nas mãos de Hans-Joachim Stuck que este Porsche 962 C venceu a ADAC Würth Supercup em 1987.
Depois da sua vida nas competições, este 962 C passou ainda pelo departamento de aerodinâmica de Weissach como carro de testes para o desenvolvimento de novas funcionalidades aerodinâmicas. Finda a sua missão, ficou esquecido, como dizem Armin Burger e Traugott Brecht, do departamento de automobilismo histórico da marca de Stuttgart, que foram responsáveis pela restauração deste carro.
“Estávamos sempre vendo esse carro no galpão. Então, há cerca de um ano e meio, decidimos tirá-lo de lá, transferi-lo para Weissach e trabalhar nele”, disse Burger, cuja equipe teve de reconstruir muitas das peças porque já estavam gastas. “A cooperação com os outros departamentos da Porsche foi excelente. Encontramos quase tudo o que precisávamos num raio de 30 metros”, acrescenta rindo.
O autor da decoração, Rob Powell, foi chamado também para o processo de recuperação do 962 C, trazendo os esboços e desenhos originais daquela época, nas cores vermelha e amarela da Shell.
A ideia da Porsche é levar agora este modelo histórico de competição a eventos, com apresentações previstas para o aniversário dos 40 anos do Grupo C, dos esporte-protótipos, naquela que foi uma das grandes eras das provas de longa duração. Stuck concluiu dizendo que “em 2027, vamos celebrar os 40 anos do 962 C em grande estilo”.
AB