A Stellantis é responsável por 14 marcas e tem objetivo superior a 5 bilhões de euros em sinergias anuais para acelerar a transição para uma mobilidade elétrica. O grupo prevê um investimento acima dos 30 bilhões de euros até 2025, destinados à eletrificação de toda a sua oferta de veículos e que começa com a criação de quatro novas arquiteturas.
Santo Ficili, o responsável pela Stellantis na Itália (foto de abertura), explica que estas quatro novas arquiteturas estão sendo concebidas visando economia de escala e que cada uma delas poderá suportar a produção de até dois milhões de veículos por ano.
Até 2026 o grupo pretende tornar os custos de aquisição e manutenção de um automóvel elétrico igual ao de um modelo com motor a combustão. Segundo Santo Ficili, os custos de produção de um automóvel elétrico continuam a ser superiores aos de um automóvel com motor de combustão, mas há uma necessidade urgente de equilibrar estes valores.
Outro ponto é oferecer aos compradores outros argumentos, como melhores condições de financiamento e uma infraestrutura de carregamento muito mais abrangente e acessível. A aguardar para ver quais os resultados, mas já se sabe que as arquiteturas menores serão para compactos europeus e as maiores para os carros americanos.
AB