Desde a primeira aparição do Tonale, ainda sob a forma de conceito, no Salão de Genebra de 2019, todos aguardavam a chegada do modelo de produção para o final de 2021. Mas durante o seu desenvolvimento, veio a pandemia, que parece não ter fim, e a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e o Groupe PSA decidiram fundir-se, gerando a gigantesca Stellantis em 19 de janeiro do corrente ano.
Além desses atrasos, também aconteceram importantes mudanças em todas as marcas do novo grupo, incluindo na Alfa Romeo, que passou a ter um novo diretor executivo, Jean-Philipe Imparato, ex-Peugeot, marca que deixou em excelente forma, tanto comercialmente quanto em imagem.
E ao chegar à Alfa Romeo, uma das primeiras decisões de Imparato foi precisamente a de adiar o lançamento do Tonale no mercado. Agora a data de lançamento do suve é março de 2022. Segundo o executivo, o desempenho da versão híbrida plugável não o convenceu. Considerando-se que partilha com o Jeep Compass a sua base (parece que até a distância entre eixos será idêntica), também deverá partilhar com este a motorização.
O Jeep Compass 4xe, a versão híbrida plugável, nas versões topo de linha combina um motor 1,3-litro turbocarregado de 180 cv com um motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, de 60 cv, que garante 240 cv de potência máxima. Gasta 7,3 s para chegar a 100 km/h. Mas na Stellantis existe um rival interno de nome Peugeot 3008 Hybrid4 300 com mais de 300 cv, capaz de fazer a mesma prova em apenas 5,9 s…
O modelo francês foi desenvolvido exatamente durante a administração de Imparato na Peugeot, e os Alfa Romeo sempre se destacaram por um desempenho acima do padrão. Não ficaria bem um Alfa Romeo mais “fraco” do que o rival francês. Além disso, não se pode esquecer que o português Carlos Tavares, chefe supremo da Stellantis, estipulou um prazo, que já está correndo, de 10 anos para algumas marcas da Stellantis se reerguerem ou irem para a forca, e a Alfa Romeo é uma delas.
Além da versão híbrida plugável, o novo Alfa Romeo Tonale deverá ter versões a combustão, muito provavelmente com o conhecido 1,3-litro turbo, já conhecido de outros Jeep e Fiat, ficando a dúvida se haveria apenas uma motorização a diesel, bastante popular na Europa. Pode ser que em 2022 sejam feitas algumas atualizações no sedã Giulia e no suve Stelvio. A aguardar.
AB