A McLaren São Paulo apresentou o novo Artura a clientes da marca no autódromo de Interlagos. O modelo foi lançado mundialmente em 2021 e as primeiras entregas no mercado brasileiro estão previstas para o segundo trimestre de 2022. O valor inicial previsto para o Artura é R$ 2.700.000 (sujeito a alterações até a data do lançamento no Brasil devido às variações cambiais.
O novo Artura foi mostrado durante o McLaren Academy Porto Seguro, um evento formatado como clínica de pilotagem para os clientes da marca aprimorarem a técnica de condução dos supercarros esportivos e, ao mesmo tempo, proporcionar uma oportunidade de pilotar no mítico traçado de Interlagos.
Totalmente novo, o McLaren Artura é o primeiro modelo híbrido de produção em série da McLaren Automotive (antes dele, a fábrica ofereceu o P1, de produção limitada a 375 unidades entre 2013 e 2015). O sistema híbrido do Artura possui motor a combustão V-6 biturbo de 3 litros (2.993 cm³), montado longitudinalmente em posição centra- traseira, e motor elétrico com bateria de 7,4 kW·h de cinco módulos. O conjunto fornece potência combinada de 680 cv e torque de 73,4 m·kgf. O alcance no modo puramente elétrico é de 30 km. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos, de 0 a 200 km/h em 8,3 s e de 0 a 300 km/h, em 21,5 s. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 330 km/h (no modo elétrico, a velocidade máxima é de 130 km/h).
O Artura integra a linha Supercars da McLaren (ao lado do 720S). Isoladamente, o motor V-6 biturbo tem 585 cv de potência e 59,6 m·kgf de torque, enquanto o motor elétrico entrega 95 cv e torque instantâneo de 26 m·kgf. O alcance máximo no modo puramente elétrico é de 30 km. O câmbio também é totalmente nov8, com 8 velocidades, e integra o primeiro diferencial eletrônico da McLaren. A marcha à ré é provida pela reversão do motor elétrico, o que contribui para diminuir o peso da caixa de câmbio.
Igualmente novo é o conceito do habitáculo. Todos os controles principais estão acessíveis sem necessidade de tirar as mãos no volante. O sistema de infotenimento possui tela tátil HD de 8 polegadas e permite a configuração de sistemas avançados de assistência ao motorista e espelhamento de smartphone para Android Auto e Apple CarPlay. O motorista tem à escolha quatro modos de condução: E-mode (totalmente elétrico), Comfort (prioriza a autonomia, desligando o motor a combustão abaixo de 40 km/h), Sport (esporte) e Track (pista). Os bancos Clubsport combinam a amplitude de movimento esperada de um encosto móvel com o baixo peso e o suporte de um banco de corrida. Inovador, mas descomplicado, o banco todo gira como um só, dentro de um arco elíptico, quando ajustado, combinando apoio de coxa, altura do assento e encosto em um único movimento.
O Artura é coberto por garantia de fábrica de cinco anos. A garantia da bateria do sistema elétrico é de seis anos e a da carroceria é de dez anos.
McLaren Automotive
Formada em 2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos mundiais de construtores e doze de pilotos. A McLaren tem vitórias também na 24 Horas de Le Mans e na 500 Milhas de Indianápolis.
O atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar, Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40 mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada.
Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões (R$ 379 milhões na conversão direta), inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.
AB