Um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, a Toyota Motor Corporation acaba de surpreender, apresentando 15 novos modelos 100% elétricos (EV) com as marcas Toyota e Lexus. Segundo informação divulgada, isto é apenas metade daquilo que ambas pretendem lançar até 2030.
A apresentação destes 15 novos protótipos, que vão desde pequenos suves até esportivos, foi levada a cabo pelo presidente da marca, Akyo Toyoda, num evento em que também marcou presença o já aguardado suve elétrico bZ4X.
Segundo Akyo Toyoda, a estratégia é vender 3,5 milhões de carros elétricos a bateria até 2030. O presidente da Toyota Motor Corporation compara esse volume de vendas à de fabricantes como a Volkswagen Group, Daimler ou Stellantis, dizendo textualmente que se trata de “um volume significativo” …
Quanto aos conceituais mostrados, alguns surgirão com o mesmo logotipo bZ do mais recente suve elétrico da Toyota, o bZ4X, cujo lançamento no mercado deverá ter lugar em 2022. Seriam outros dois suves, um compacto e um urbano inspirado no Aygo X, destinados aos mercados do Japão e da Europa. Também seria produzido um sedã médio que para atender às expectativas de quem procura seu primeiro carro, e mais um suve, que teria porte médio.
Toyoda revelou ainda que alguns destes EVs terão por base modelos já existentes, enquanto outros serão totalmente novos, além de baseados na nova arquitetura e-TNGA desenvolvida em conjunto com a Subaru.
Especificamente sobre a Lexus, Toyoda revelou que sua marca de luxo aproveitará esta ofensiva para passar a marcar presença em todos os segmentos do mercado de elétricos até 2030, tornando-se, então, 100% elétrica na Europa, América do Norte e China.
Visando este objetivo, a Lexus lançará o seu primeiro EV, o crossover RZ, em 2022. Terá a mesma arquitetura e-TNGA do Toyota bZ4X e do Subaru Solterra. E que será seguido, a partir daí, por uma gama completa de EVs, dos quais deverá fazer parte um suve à imagem do RX, um sedã do tipo do IS e um superesportivo.
Naturalmente para uma tão grande ofensiva de produtos 100% elétricos serão necessárias as baterias, milhões delas. Motivo pelo qual, e segundo também anunciou o presidente da Toyota, a companhia aumentou substancialmente o seu investimento no desenvolvimento de baterias, desembolsando perto de 3,9 bilhões de euros, pouco mais que o equivalente a R$ 25 bilhões na conversão direta.
Finalizando, ele destacou a importância das fontes de energia elétrica que serão utilizadas para mover essa quantidade de veículos elétricos, item fundamental em toda esta estratégia. Revelou também que a despedida de todos e quaisquer motores a combustão acontecerá apenas em 2035.
N.R.: A dúvida permanece: como recarregar milhões e milhões de veículos elétricos? Quanta energia será necessária? Como produzi-la? Como dimensionar redes elétricas capazes de suportar essa quantidade de veículos ligados às tomadas? E cidades menores e mais afastadas dos grandes centros, como terão tamanha disponibilidade de energia elétrica? A ver como isso acontecerá, se é que vai acontecer…
AB