A partir de uma decisão motivada pela transição mais rápida que o previsto para a eletrificação por parte da indústria automobilística mundial, o Hyundai Motor Group vai parar com o desenvolvimento de novos motores a combustão, concentrando esforços na transformação para um grupo que apenas fará automóveis elétricos. Na foto de abertura o belo Ioniq 5. A Hyundai tem se caracterizado por desenhos muito bem elaborados nos seus veículos.
O encerramento da divisão de desenvolvimento de motores do Hyundai Motor Group, sediada no seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Namyang, na Coreia do Sul, ocorreu no último dia 23 de dezembro, segundo o The Korea Economic Daily, que cita fontes dentro dessa indústria.
A informação foi divulgada pelo jornal, que cita o novo diretor de pesquisa e desenvolvimento Chung Kook Park, num comunicado por e-mail aos funcionários. “Agora é inevitável converter à eletrificação. O desenvolvimento dos nossos próprios motores foi uma grande conquista, mas temos de mudar o sistema para criar futuras inovações”.
Foi em 1983 que o grupo Hyundai criou a sua equipe de desenvolvimento de motores a combustão, dando origem ao seu primeiro motor em 1991, o Alpha. A série Hyundai Alpha é uma família de motores de quatro cilindros em linha multiválvulas a gasolina que compreende as versões 1,3-; 1,4-; 1,5- e 1,6-litro de aspiração atmosférica uma versão 1,5-litro turbocarregada. Introduzidos em 1992, foram os primeiros motores da Hyundai totalmente projetados internamente.
As equipes que antes desenvolviam motores de combustão interna vão passar a desenvolver motorizações elétricas. Mas como continua a ser necessário evoluir os motores, para que continuem a estar em conformidade com as cada vez mais rígidas normas de emissões, um pequeno time continuará a atualizar e evoluir os motores de combustão atuais.
O departamento que desenvolvia motores de alto desempenho vai passar a trabalhar com motores elétricos também de alto rendimento no futuro, o que indica que a divisão N continuará a existir. O primeiro produto dessa nova geração será o Ioniq 5 N, já visto em testes em Nürburgring, na Alemanha.
Segundo o Automotive News, recentemente o Hyundai Motor Group reviu os seus objetivos de vendas em relação aos veículos elétricos. Se antes tinha como meta vender um milhão de veículos elétricos por ano em 2025, agora a meta é mais ambiciosa, 1,7 milhão de veículos para o ano seguinte, 2026, considerando as três marcas do grupo, que são Hyundai, Kia e Genesis. O crescimento previsto baseia-se no lançamento de 13 novos modelos elétricos até 2026. No caso da Hyundai, em 2022 chegam o Ioniq 6 e o Seven, protótipo de um suve de grandes dimensões.
Também a Kia mostrou recentemente um protótipo de um suve grande, denominado EV9, e já revelou a nova geração do Niro. Ele adota a filosofia de desenho “Opposites United”, que já norteou o estilo dos novos EV6 e Sportage. A Kia ainda não revelou quaisquer dados técnicos acerca da segunda geração do Niro, mas tudo indica que continuará a estar disponível em versões híbrida, híbrida plugável e 100% elétrica.
Já a Genesis, após mostrar o GV60, um crossover elétrico tecnicamente próximo aos Ioniq 5 e EV6, também já estabeleceu uma estratégia para a transição elétrica em curso, prevendo o lançamento de oito novos elétricos a bateria e a pilha a combustível (hidrogênio) até 2030.
AB