Bem, ka estou eu, um ano e meio depois escrevendo sobre meu Ford Ka XR. Prometi que voltaria, não prometi?
O carro passou por diversas modificações desde então, mas ainda está longe de terminar. Porém agora está confiável e usável.
Vamos voltar ao início, quando tudo começou em maio de 2020. Na época precisei vender meu up! TSI, pois fiquei desempregado devido à pandemia. Queria muito o XR e só encontrei um aqui no Paraná. Mesmo estando castigado, respirei fundo e encarei o desafio de “salvar” o pocket rocket.
Passados dois meses, realizei a pintura e alguns detalhes da funilaria, o carro estava lindo com pintura nova, mas havia bastante coisas pela frente. O caminho a percorrer era longo!
Uma das dificuldades era conseguir as rodas originais, raras e absurdamente caras. Foi uma surpresa encontrá-las em um anúncio numa sexta-feira à tarde, e por uma bagatela! Corri e comprei, e foi uma alegria conseguir, já que imaginava que as rodas poderiam ser a última coisa em que eu teria sucesso na busca por serem difíceis de encontrar!
Fiquei um tempo sem coloca-las, pois precisava de trocar os pneus, não queria colocar com os pneus que estavam, eram remoldados e de perfil alto para os dias de hoje, 175/70R14… Acabei não me aguentando e troquei as rodas mesmo com os pneus remoldados. Mais para frente comprei quatro pneus novos e na medida correta, 185/60R14,, e foi uma mudança bem perceptível no comportamento do carro.
A cada mês era um mimo novo e peças que eu ia comprando, porém o desafio maior estava por vir: fazer o motor! Demorou cerca de 10 meses para eu conseguir. Até lá, foram inúmeras vezes na rua, parecia que tudo no carro tinha que estragar em minhas mãos! Nessas horas batia uma grande saudade do up!, que era novo. Mas, pensamento firme! Eu pensava, ”uma hora vai parar de estragar, porque vou ter trocado tudo!”.
Depois de feito o motor, mudado para o óleo correto, corrigindo inúmeros defeitos e gambiarras, o pequeno Ford começa a mostrar suas garras! E começo então a sentir sensações de prazer ao volante que jamais senti com outro veículo. O XR tem um forte ímpeto para acelerar! Ele convida para isso o tempo todo, e mesmo andando só na pontinha do pedal direito, ele ainda assim deslancha rapidamente! Que carro!
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Ele parece ter personalidade própria mesmo! Estilo assanhado! O motor grita pedindo para acelerar, o câmbio close ratio engole as rotações com vontade, é marcha em cima de marcha! É uma delícia em numa reta longa sentir a rotação caindo pouco de terceira para quarta e depois para quinta.
Aí, quando você pensa que está acabando, vem uma curva! Você aplica o freio modulando a pressão no pedal, e sente a traseira levinha! Ao mínimo movimento no volante ele aponta rapidamente para a direção desejada, causando até espanto! Que carro, meus queridos!
Vencendo o trecho sinuoso e iniciando a reta novamente, o motor responde plenamente desde baixas rotações, e dá para senti-lo pleno a partir de 2.600 rpm. Passando pelo pico de torque em 3.000 rpm, ele segue crescendo, uma sensação de que a euforia está acabando, mas quando ele começa a atingir 4.000~4.500 rpm, o som começa a ganhar um rosnado especial lembrando o sistema VTEC da Honda, e ele torna a ganhar fôlego, e só vai se acalmando depois de 5.500 rpm. Tudo nesse carrinho é instigante! É incrivelmente divertido!
Uma pergunta que muitos me fazem refere-se à comparação dele com o up! TSI, aquela pergunta inevitável: “E aí? Qual anda mais?…” O up! Anda.va mais, mas o que são números diante de sensações? O Ka XR faz jus àquela frase, “Não precisa ser mais rápido para ser mais divertido!” O up! TSI era um excelente daily driver, mas no quesito esportividade ele era apenas mais rápido. O Ka XR instiga, provoca sensações, e acredito que se for para usar num track day, apostaria em um projeto aspirado para o Ka XR, mesmo não rendendo tanta potência quanto os famosos stages do up!.
Comparação com o Ka GL da esposa: outro ponto que muitos, mas muitos mesmo me perguntam, é sobre o consumo, em relação ao modelo da minha esposa com motor de 1 litro: A diferença não é muito grande não. Em circuito rodoviário, então, é quase inexistente! Muitos dizem: “Nossa, não deve dar nem graça andar no GL 1,0 depois de andar no XR 1,6.” Pois rebato com propriedade, a dirigibilidade do Ford Ka é excelente com qualquer motorização!” O 1,0, mesmo não sendo tão rápido, não decepciona! Utilizando rotações mais elevadas ele “vai que vai!”.
Recentemente fizemos uma viagem de 750 quilômetros com ele e foi superbem, o motor Zetec Rocam casa muito bem com o Ford Ka, e o câmbio é a grande cereja do bolo, que devido ao seu escalonamento mantém o motor sempre “aceso”.
Planos para o futuro: não pretendo vender o XR tão cedo, e olha que já foram inúmeras propostas, mas o plano mesmo é montar um projeto de preparação aspirada para rua/circuito, que é a receita mais tradicional para o Ka XR, dizem que ele nasceu para isso! Bons pneus, freios, molas e amortecedores sob medida, comando para mais potência, coletor de escapamento dimensionado, filtro de ar menos restritivo e, pronto! Na medida!
Agora os dois Kas, em estado perfeito, convivem na mais perfeita harmonia e agradando muito seus donos.
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Tenham todos um excelente ano que se inicia hoje!
Rodrigo Canozi
Piraquara, PR