Estive no lançamento da nova Ducati Multistrada V4S, com um breve test ride. A mais nova Big Trail italiana agora conta com muito mais potência e tecnologia. Segundo a fabricante, o modelo amplia as características de sua antecessora com quatro “motos” em apenas uma. Os principais pilares são a esportividade, conforto para viagens, facilidade de pilotagem com conectividade na cidade e, por fim, a capacidade no fora de estrada.
O principal destaque do modelo é sua nova motorização de quatro cilindros em “V” e 1.158 cm³ chamado de Granturismo. Derivado diretamente do motor da superesportiva Panigale V4 S, ele recebeu diversas alterações para melhor atuação em baixas e médias rotações. O câmbio também teve sua primeira marcha encurtada (para melhor respostas no off-road) enquanto que a sexta marcha foi alongada para menor consumo em viagens. O V-4 gera números impressionantes frente qualquer concorrente do segmento: 170 cv a 10.500 rpm, e torque de 12,7 m·kgf a 8.750 rpm.
Pela primeira vez numa motocicleta temos um radar dianteiro e traseiro. Desenvolvido em parceira com a Bosch na dianteira, o conjunto permite o uso do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, como já visto atualmente em carros. Após acionado ele consegue manter a velocidade e distancia do veiculo a frente. Porém vale lembrar que o sistema funciona entre 30 e 160 km/h e serve como um auxiliar cabendo ao motociclista manter atenção durante seu uso. Já na traseira outro radar (logo acima da lanterna) que faz a detecção do “ponto cego” — Leia mais sobre o tema — com luzes indicadoras que se acendem em três estágios nos retrovisores.
No novo painel colorido de 6,5 polegadas em TFT tem ajuste de inclinação e agora é possível conectar o celular para o controle de chamadas além do espelhamento na tela de mapas de navegação. Por meio do dele podemos também selecionar os modos de pilotagem, controle de empinada, quickshifter, ajuste da suspensão eletrônica semiativa com autonivelamento, auxiliar de partida em rampa além de ABS e controle de tração — ambos com atuação em curvas. As luzes dianteiras em LED ainda possuem a função de acendimento em curvas para mais segurança na pilotagem noturna. Logo abaixo do bocal do tanque há um compartimento para celulares vedado com tomada tipo USB.
A versão escolhida para ser vendida aqui é única e chamada de Travel and Radar. Conta de série com bauletos traseiros, rodas raiadas de 19 pol.na dianteira e 17 pol.na traseira (com pneus sem câmara), bolha regulável com apenas um dedo, chave presencial, além dos demais pacotes tecnológicos de pilotagem e o já citado radar. Os bancos tem aquecimento assim como as manoplas. O tanque tem 22 litros de capacidade e as revisões são a cada dois anos ou 15.000 km. O ajuste da folga de válvulas pela primeira vez pode ser feito com intervalos de 60 mil km, contra 25.000 km em média no segmento — menos da metade.
Primeiras impressões
Meu contato com o modelo foi curto e exclusivo em estradas de terra dentro de uma antiga fazenda em Santana do Parnaíba, SP, andando apenas em primeira ou segunda marcha. No geral a motocicleta surpreendeu pela facilidade de condução e maneabilidade. Apesar de equipada com pneus mais voltados para o asfalto, a oferta de potência em baixa rotação tornou possível a travessia até mesmo de trechos de lama.
No modo Enduro o controle de tração permitia patinagem de roda na medida certa, garantindo diversão nas saídas de curva, enquanto que o ABS atuava apenas na dianteira —para derrapagens de cinema! A suspensão assim como o banco foram ajustados para o nível mais baixo, facilitando colocar os pés no chão quando necessário. Até mesmo em pequenos saltos não tivemos problema algum. Os bancos ,assim como a posição de pilotagem e pedaleiras, funcionaram muito bem na terra, e devem prover muito conforto em estradas também.
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Mal posso esperar para um contato maior com o modelo para finalmente conhecer suas três grandes aptidões: em viagens, cidade e, principalmente, numa pilotagem mais esportiva no asfalto.
Já disponível nas concessionárias da marca, a Multistrada V4S tem cor única vermelha (Ducati Red) e preço público sugerido de R$ 144.990.
LR
FICHA TÉCNICA DUCATI MULTISTRADA V4S | |
MOTOR | |
Descrição | 4 cilindros em V a 90º, transversal, duplo comando de válvulas, corrente, atuação indireta por alavanca-dedo, corrente, 4 válvulas por cilindro, árvore contrarrotativa para anulação do efeito giroscópico do motor, injeção no duto e arrefecimento a líquido |
Cilindrada (cm³) | 1.158 |
Diâmetro e curso (mm) | 83 x 53,5 |
Taxa de compressão (:1) | 14 |
Potência (cv/rpm) | 170 / 10.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 12,7 / 8.750 |
Corte de rotação (rpm) | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria (A·h) | 10 |
Alternador (V/W) | 14 / 560 |
TRANSMISSÃO | 6 marchas com transmissão secundária por corrente |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,076; 2ª 2,250; 3ª 1,789; 4ª 1,476; 5ª 1,260; 6ª 0,925 |
Relação primária (:1) | 1,8 |
Relação secundária (:1) | 2,625 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Marzocchi Ducati Skyhook Suspension com 170 mm de curso |
Traseira | Semiativa Marzocchi Ducati Skyhook Suspension com 180 mm de curso e autonivelamento |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco duplo semiflutuante com fixação radial / 330 |
Traseiro (Ø mm) | Disco único / 265 |
Controle | ABS em ambas as rodas com atuação em curvas, controle de tração, modos de pilotagem, quickshifter e radar |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Raiadas, 3 x 19 dianteira e 4,5 x 17 na traseira |
Pneus | Dianteiro 120/70ZR19 e traseiro 170/60ZR17 |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em alumínio |
Ângulo do garfo (º) | 24,5 |
Avanço (mm) | 102,5 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.301 |
Largura | 1.020 |
Altura | 1.387 |
Distância entre eixos | 1.567 |
Distância mínima do solo | 220 |
Altura do banco ao solo (mm) | Ajustável entre 840 e 860 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso seco/em ordem de marcha (kg) | 218 / 243 |
Carga útil (kg) | n.d |
Tanque de combustível (L) | 22 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-96,5 km/h (s) | 3,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 260 |
CONSUMO DE COMBUSTIVEL) | |
Consumo médio (km/l) | 15,4 |