O autódromo Velo Città no interior do estado de São Paulo foi o palco escolhido pela Toyota para apresentar seus novos modelos que carregam conceito GAZOO Racing.
Por definição corporativa, os veículos Toyota que recebem a chancela GAZOO Racing devem ter atributos que melhorem o comportamento dinâmico, seja através de motor mais potente, ou caso isso não seja possível, o veículo deve receber aprimoramentos no sistema de suspensão e direção para que a sensação “fun to drive” (divertido para dirigir) apareça já na primeira curva. Além disso são adotadas modificações estéticas interna e externamente para incrementar o visual esportivo do veículo.
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Corolla Cross GR-Sport
A migração de consumidores para o segmento de suves é uma realidade que não mostra sinais de desaquecimento, muito pelo contrário, só tem aumentado, e os fabricantes não podem perder essa onda para surfar. E é justamente isso que a Toyota faz ao lançar a versão esportiva do seu suve médio, o Corolla Cross. A opção foi utilizar a versão de topo com motor de combustão interna, a XRE e criar um novo patamar com o incremento de mais conteúdo.
O motor que equipa esta nova versão é o mesmo da XRE e XR, o Dynamic Force 2,0 flex de quatro cilindros em linha, 16 válvulas com duplo comando de válvulas acionado por corrente e variação de tempo de abertura na admissão que produz 169/177 cv a 6.600 e torque máximo de 21,4 m·kgf a 4.400 rpm, que acoplado por conversor de torque ao câmbio CVT Direct Shift de 10 marchas não é o mais adequado para uma condução esportiva, mas é o que os engenheiros da Toyota tinham para oferecer.
Foram duas voltas na pista do autódromo e decidi fazer a primeira volta no modo Drive automático com a função Sport ativada e desabilitando o controle de tração, para que não houvesse perda de potência nas saídas de curva. As respostas de aceleração e reaceleração tem que ser antecipadas pois aquele atraso de troca de marcha que não aparece no uso cidade-estrada acaba ficando evidente dentro da pista. Mas o comportamento geral foi satisfatório.
Na segunda volta utilizei o câmbio em modo manual com as trocas de marcha pelas borboletas atrás do volante. Minha percepção é que não é a melhor opção para o câmbio CVT. Nas frenagens e aproximação de curva, ao comandar a redução de marcha aparece o aviso sonoro indicando que a rotação ainda é alta, e a redução não acontece. Ao buscar a reaceleração o carro está sem força pois a marcha mais curta não foi engatada. Abortei e terminei a volta no modo Drive por ser é mais prazeroso para uma avaliação tão curta quanto essa.
Aprimoramento na dinâmica veicular
Como o aumento de potência não foi possível para o Corolla Cross GR-Sport, os engenheiros da Toyota decidiram deixar a carroceria mais rígida para ter uma suspensão mais firme. Uma decisão acertada, pois, se tivessem apenas aumentado a rigidez da suspensão a carroceria sofreria maiores tensões por torção, podendo comprometer a durabilidade do monobloco e até mesmo causar ruído nos componentes internos. Os indesejáveis squeaks e rattles (rangidos e chocalhos).
Reforços metálicos foram introduzidos na porção central da carroceria, conectando os dois lados do túnel central. E na traseira, sob o para-choque traseiro, foi adicionado uma travessa transversal para aumentar a rigidez de torção na região.
As molas helicoidais das suspensões dianteira e traseira tiveram suas constantes elásticas aumentadas e os amortecedores pressurizados foram recalibrados para a nova frequência da suspensão. O objetivo foi deixar o suve com comportamento neutro em curvas e com pouca rolagem da carroceria, objetivo que foi atingido.
O sistema de direção com assistência elétrica também foi recalibrado para obter maior precisão e aquela sensação de maior domínio do veículo. Não houve alteração na relação de direção, e sim a recalibração através do software de controle. A progressão de esforço indexada à velocidade está bem ajustada e a sensação de centro ficou mais positiva, dando maior conforto para viagens mais longas.
Adereços esportivos
A exclusividade do modelo começa pelos para-choques, tanto dianteiro quanto traseiro, novos e exclusivos da versão GR-Sport. Enquanto o dianteiro incorpora nova grade e novas molduras para os faróis de neblina, no traseiro há um simulador de extrator de ar que ajuda a cobrir o polêmico silenciador traseiro do escapamento que agora está pintado de preto. As rodas de 18” também trazem desenho exclusivo para a versão.
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O teto recebeu um defletor na extremidade posterior, a pintura tem opção de ser bicolor com teto, colunas e retrovisores em preto metálico. Nas laterais foram adicionadas listras adesivas nas cores branca, preta ou vermelha — de acordo com a cor do veículo. E o logotipo GR aparece na tampa do porta-malas e nas laterais. Os faróis também recebem máscara negra.
Por dentro os bancos são de couro e UltraSuede® com costuras em vermelho e emblema GR em baixo relevo no apoio de cabeça. O mesmo detalhe de costura foi aplicado no volante de direção, e no console foi instalado uma placa de identificação com número da unidade.
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Em adição ao conteúdo de série da versão XRE, o novo GR-Sport recebe o Toyota Safety Sense composto pelos sistemas: pré-colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, além do sistema de alerta de ponto cego e sistema de assistência de permanência de faixa, com função de alerta de mudança de faixa.
O novo Corolla Cross GR-Sport está disponível em três cores: branco lunar (perolizado), vermelho granada (metálico), ambos com teto pintado em preto-eclipse (metálico).
- Corolla Cross GR-Sport (Monotone) – R$ 188.490,00
- Corolla Cross GR-Sport (Dualtone) – R$ 189.990,00
Hilux GR-S
Em sua Terceira geração a picape chega com motor turbodiesel 20 cv mais potente que as demais versões permitindo melhor desempenho em terrenos fora de estrada. E associado ao motor mais potente a suspensão também foi aprimorada recebendo novos amortecedores monotubo pressurizados e uma calibração mais adequada ao uso misto.
O motor turbodiesel 1GD de 4 cilindros em linha de 2,8-l montado longitudinalmente, traz turbocarregador de geometria variável, interresfriador e passa a entregar 224 cv a 3.000 rpm com torque máximo de 55 m·kgf a 2.800 rpm. O câmbio automático de engrenagens epicíclicas de 6 marchas está acoplado através de conversor de torque e permite trocas de marcha em modo manual através da alavanca ou das borboletas atrás do volante. Os modos de condução ECO e Power modificam a curva do acelerador, para obter reações mais potentes (modo POWER) ou com consumo mais controlado (modo ECO).
O sistema de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida tem acionamento eletrônico e controle ativo de tração e bloqueio do diferencial traseiro. O sistema é equipado com controle ativo de descida que limita a velocidade do veículo em 7 km/h sem necessidade de o motorista utilizar o acelerador ou freio.
Além do acréscimo da potência do motor, a nova Hilux GR-S recebeu melhorias no sistema de suspensão através de maior rigidez das molas dianteiras (helicoidal) e traseiras (feixe de molas). Os amortecedores tem diâmetro 30% maior que os demais modelos Hilux, permitindo maior volume de óleo e dando mais vida aos retentores das hastes pois o fluido trabalha em temperatura menor.
O sistema de direção hidráulica sofreu recalibração para dar maior controle em altas velocidades, porém trouxe aumento do esforço para manobras de baixa velocidade em piso seco. Já está na hora da Hilux receber sistema de direção com assistência elétrica como seus principais concorrentes já oferecem (S10 e Ranger).
Visual renovado
O desenho dos adesivos da Hilux GR-S já estavam ultrapassados e chegavam a ser cansativos, merecendo um novo visual. E foi exatamente isso que a Toyota apresentou nesta nova versão. As faixas na área inferior das portas estão mais singelas e contrastam com a cor do veículo. Os alargadores de para-lama levam pastilha refletiva na parte superior do arco. As rodas de liga de alumínio de 17” têm desenho exclusivo e utilizam pneus 265/60R17 All-Terrain de uso misto.
No interior o destaque fica pelo revestimento dos bancos com couro e Suede® perfurado, com costuras em vermelho. No apoio de cabeça aparece a marca GR em destaque e no painel de instrumentos e painel de portas são incrementados com molduras plásticas que imitam fibra de carbono. As sapatas dos pedais são de alumínio e os tapetes exclusivos e alusivos à versão GR-S.
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O pacote de itens de segurança do Toyota Safety Sense é composto pelos sistemas alerta de pré-colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas; alerta de desvio de faixa; controle de cruzeiro adaptativo; alerta de ponto cego e sistema de assistência de permanência de faixa, com função de alerta de mudança de faixa.
No curto trecho de fora de estrada avaliado em condições de piso seco foi possível observar o bom ângulo de entrada e saída do modelo, visto que outros trechos de tanque de água, banco de areia, subidas e descidas íngremes estão desenhados para aumentar a dificuldade em piso molhado. E a maior potência deve ser melhor percebida em velocidades superiores, principalmente com a caçamba carregada.
As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing, oferecendo preto Attitude, vermelho Volcano e branco Pérola. As duas últimas opções apresentam alternativa em dois tons (dual tone) com teto, capô e retrovisores na cor preto Attitude.
- Hilux GR-S – R$ 348.790,00
Ambos modelos apresentados já estão nas concessionárias da marca e complementam a linha GAZOO Racing que já tinha disponível o sedã Corolla GR-S e o suve SW4 GR-S.
GB