A tradicional fabricante americana de motos Harley-Davidson está passandopor uma grande reformulação. Modelos icônicos da marca como a Sportster 883/1200 saíram de linha no Brasil, deixando muitos fãs intrigados. Se antes esses modelos eram a porta de entrada na marca, atualmente o degrau ficou mais alto. Não por acaso a linha Sportster é uma das mais procuradas no mercado de motos usadas. Depois de lançar no exterior sua primeira big-trail, a Pan America e a Sportster S (ambas com motores Revolution Max de 1.252 cm³) agora é lançada a Nightster com o inédito motor Revolution Max de 975 cm³.
Seja no visual mais clássico ou na motorização o novo modelo deve ser a reposta que os fãs da 883 esperavam, porém agora com mais tecnologia e muito mais potência. O motor conta com arrefecimento líquido e comando duplo com variação de fase na admissão. Se tradicionalmente a Harley-Davidson não divulgava números de potência agora isso também mudou: são 90 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque máximo de 9,5 m·kgf a 5.000 rpm. O câmbio será de 6 marchas com transmissão secundária por correia dentada.
O novo pacote tecnológico inclui, além o do ABS, o controle de tração (que pode ser desligado) além de 3 modos de pilotagem. O painel mescla elementos digitais com analógicos e conta com o importante marcador de combustível. Na balança são 218 kg de peso já em ordem de marcha. A distância do banco ao solo é de apenas 705 mm abrindo as portas para as mais diferentes estaturas de piloto.
Um detalhe curioso é que o tanque de 11 litros de gasolina agora fica localizado sob o banco do piloto — na dianteira fica a caixa de ar. Para os fãs da marca agora resta aguardar a chegada do modelo que já foi confirmado para o Brasil em 2023. O preço por aqui não foi divulgado ainda porém tudo indica que o novo modelo deve chegar como o mais acessível da linha H-D.
Segue abaixo a ficha técnica. Faltam alguns dados que, oportunamente, serão dados a conhecer.
LR
FICHA TÉCNICA HARLEY-DAVIDSON NIGHTSTER RH975 | |
MOTOR | |
Descrição | 2 cilindros em V, DOHC,,VVT, injeção eletrônica, arrefecimento a líquido |
Cilindrada (cm³) | 975 |
Diâmetro e curso (mm) | 97 x 66 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Potência (cv/rpm) | 90 / 7.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 9,5 / 5.000 |
Corte de rotação (rpm) | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria (A·h) | n.d |
Alternador (V/W) | n.d |
TRANSMISSÃO | Manual com 6 marchas e por correia |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação primária (:1) | n.d |
Relação secundária (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo telescópico de 41 mm com 114 mm de curso |
Traseira | Tubo duplo com 76 mm de curso |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco, hidráulico com 4 pistões / 320 com ABS |
Traseiro (Ø mm) | Disco, hidráulico / 260 com ABS |
Controle | Freio ABS, Controle de Tração e 3 modos de pilotagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga Leve, 19″ dianteira e 16″ na traseira |
Pneus | Dianteiro 100/90-19 e traseiro 150/80-16 |
CONSTRUÇÃO | Treliça em aço com motor como parte estrutural |
Ângulo do garfo (º) | 28 |
Avanço (mm) | 137 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.206 |
Largura | 836 |
Altura | 1.108 |
Distância entre eixos | 1.556 |
Distância mínima do solo | n.d |
Altura do banco ao solo (mm) | 705 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso seco/em ordem de marcha (kg) | 218 |
Carga útil (kg) | n.d |
Tanque de combustível (L) | 11,7 |