Na apresentação do novo Jeep Commander no autódromo de Curvelo, MG, em agosto de 2021, foi possível perceber que o novo suve era muito mais do que um Compass de 7 lugares. É o primeiro Jeep desenvolvido fora dos EUA e foi feito pela equipe de engenheiros da Stellantis em Betim, MG, visando atender às necessidades dos consumidores sul-americanos que precisam de um carro com muita versatilidade para transportar até 7 pessoas ou bagagens com dimensões mais avantajadas.
Uma semana com o Commander Limited TD380 4×4 foi pouco para explorar todo o potencial desse suve médio. Foram mais de 800 km rodados nesta semana, com direito a viagens com amigos ocupando seis dos sete lugares e ter a sensação exata de como o veículo se comporta nessa situação comum para uma família grande ou no uso corporativo.
Se preferir, assista primeiramente ao vídeo de apresentação e avaliação do suve gravado em Joaquim Egídio, em Campinas, SP:
Motor conhecido e atualizado
O motor de 4 cilindros 2-L turbodiesel já é velho conhecido, pois equipa outros modelos da Jeep e Fiat, e traz atualização no sistema de tratamento de gases de escapamento. O sistema de injeção de Arla 32 foi implementado para atender ao nível 7 de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), com tanque reservatório instalado na parte traseira. O abastecimento é feito por bocal próprio ao lado do bocal do tanque de combustível.
Arla 32 é uma solução de 32,5% de ureia com 67,5% de água desmineralizada que é injetada no escapamento, antes do catalisador, para transformar os óxidos de nitrogênio (NOx) oriundos da combustão em nitrogênio (gás inerte que compõe 78% do ar atmosférico) e vapor d’água.
Mesmo com a recalibração do motor em razão dessa atualização de hardware, a potência máxima de 170 cv a 3.750 rpm e torque máximo de 38,7 m·kgf a 1.750 rpm ficaram inalterados. Mas o desempenho em uso geral é mais manso do que já visto nos outros veículos do fabricante que usam o mesmo motor, e a única explicação é o peso em ordem de marcha de 1.908 kg que não ajuda. Os números de desempenho divulgados pela Jeep são de 11,6 segundos no 0-100 km/h e 197 km/h na velocidade máxima.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Outro conhecido é o câmbio automático ZF de 9 marchas a frente e ré, acoplado por conversor de torque, que apresenta trocas de marchas muito suaves, tanto no modo automático quanto manualmente por meio da alavanca seletora ou pelas borboletas atrás do volante. A tração é predominante no eixo dianteiro com a 4×4 sob demanda. Tem ainda a opção de 4×4 reduzida, que tecnicamente engata a primeira das nove marchas e a mantem tracionando por maior tempo, e bloqueio do diferencial, um recurso muito útil para situações de fora de estrada mais pesado.
Consumo de combustível é um dos pontos fortes a serem destacados, pois outros suves grandes com capacidade para 7 ocupantes têm alto consumo devido aerodinâmica desfavorável e peso em ordem de marcha elevado. O Jeep Commander fez 16 km/l no trecho entre São Paulo e Campinas, e acredito que poderia ter sido melhor, caso a estrada não estivesse tão movimentada de veículos a 90-100 km/h na faixa da esquerda. Situação que obrigou o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo diminuir várias vezes a velocidade e reacelerar para 120 km/h, aumentando o consumo substancialmente.
O Commander ainda conta com a opção de controle de velocidade de cruzeiro convencional e limitador de velocidade, permitindo que o motorista escolha qual mais ajuda precisa para cada momento de condução. Utilizei todos, e gostei muito dessa flexibilidade de escolha e facilidade de operação pelos comandos no volante.
Conforto a toda prova
Enquanto o espaço interno é suficiente para acomodar 7 adultos, a terceira fileira de banco não é o melhor lugar para um corpo pesado de 1,81 m de altura como o meu. Eu consigo entrar e sentar ali, como demonstrado no vídeo, mas o ideal é deixar pessoas de menor estatura se acomodarem ali.
Em uma das viagens que fiz com seis amigos, a terceira fila foi ocupada por duas amigas que já ultrapassaram a marca dos 60 anos de idade, e não houve reclamação de falta de conforto, apenas a satisfação de poder viajar todos juntos no mesmo veículo. Em situações mais abusivas de curva nota-se que começa a apresentar desconforto pela maior movimentação lateral das cabeças, mas basta uma pequena redução de velocidade para voltar ao conforto total.
A movimentação vertical da suspensão é muito bem controlada sem necessitar carga elevada dos amortecedores. O sobe e desce é confortável com bom curso total e o atingimento do final de curso de extensão acontece sem ruído de queda de roda, e na compressão é progressivamente absorvido pelos batentes de Celasto ® montados nas hastes dos amortecedores pressurizados.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Molas helicoidais concêntricas aos amortecedores estão montadas nos quatro cantos e na dianteira a suspensão do tipo McPherson utiliza braço inferior de controle com chapa dupla para maior resistência. Na traseira a suspensão é a independente multibraço tradicional dos suves Jeep no Brasil e a bitola foi aumentada para proporcionar maior espaço para os ocupantes da terceira fileira de bancos.
As barras antirrolagem na dianteira e traseira fazem bem seu papel de minimizar a rolagem da carroceria, aumentando ainda mais o conforto interno em estrada sinuosa. E a estabilidade direcional, que já havia sido “abusada” no Circuito dos Cristais, provou no dia a dia ser perfeita.
Espaço interno é democrático
A melhor solução que inventaram para os suves médios com três fileiras de bancos é a opção de ajuste longitudinal da segunda fileira. Tendo uma pequena generosidade dos ocupantes frontais, que sempre estão bem acomodados, permite-se que a segunda fileira seja movida para frente, e aumente o espaço da terceira fila. Tudo isso com democracia e sem comprometer sobremaneira o conforto de qualquer um dos três grupos de passageiros.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Os encostos dos bancos da segunda e terceira fileira ainda têm a opção de reclinar para aumentar o conforto ou o basculamento total para incrementar e dar maior versatilidade à acomodação de carga. Com isso, o porta-malas pode crescer de 233 litros na configuração 7-lugares para até 1.760 litros, sendo que com 5 lugares o volume é de bons 661 litros.
Na condição de cinco lugares há a possibilidade de montar o fechamento retrátil do porta-malas, permitindo esconder os pertences. Com a vantagem que ao remover o dispositivo de fechamento, o mesmo tem um espaço reservado sob o pequeno tampão traseiro do assoalho, evitando que fique jogado no porta-malas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A versatilidade e distribuição de porta-objetos é outro ponto a destacar, tendo muita funcionalidade pensada e estudada pelos engenheiros da Stellantis. Laterais de portas, console central, e porta-malas são alguns dos lugares que foram muito bem desenhados para essa função.
Tecnologia a bordo
A versão Limited não é a mais completa da linha Commander, mas mesmo assim é oferecida com um ótimo pacote tecnológico que deve estar deixando as engenharias dos demais fabricantes com os cabelos em pé para encurtar o prejuízo.
Além das opções dos citados controles de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, esta versão testada tem auxílio de permanência em faixa com aviso sonoro e vibração do volante, que, além de emitir os dois tipos de alerta, ainda corrige a trajetória do veículo para mantê-lo dentro da faixa. Gosto deste recurso para viagens longas em estradas com poucas curvas, pois traz segurança e conforto. Porém, costumo desativar ao dirigir em estradas sinuosas, pois acaba cansando devido aos constantes avisos a cada “comida de faixa”.
Alerta de obstáculo à frente com reconhecimento de pedestres, animais e bicicletas, com frenagem autônoma de emergência, é outro recurso disponível. A versão ainda tem alerta de ponto cego nos retrovisores externos, reconhecimento de placas de velocidade, assistente de partida em aclive, controle de descida para operação fora de estrada, direção eletroassistida, seletor de condução para modos de terreno, sensores de chuva e crepuscular, e sensores de estacionamento e traseiro e dianteiro.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Todos os sistemas de auxilio à condução podem ser ajustados para maior ou menor sensibilidade, de acordo com o gosto do motorista, mas o sistema de estacionamento dianteiro, mesmo na sua menor sensibilidade, chega a ser incômodo, pois emite sinal sonoro continuado para objetos distantes ou pedestres atravessando na frente do veículo quando parado em semáforo.
A central multimídia com tela LCD tátil de 10,1 pol. tem navegação integrada e conta com o novo software que foi apresentado no ano passado, inicialmente na Fiat Toro, permitindo configurar e baixar aplicativos ao gosto do usuário. O espelhamento de celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e dispõe de carregador por indução (sem fio) para bateria de celular. O sistema de som não é a versão premium Jarman Kardon de 9 alto-falantes e um subwoofer do modelo Overland, mas mesmo assim tem bom efeito palco e bom alcance e recepção de FM.
No quadro de instrumentos, a tecnologia LCD também está presente e permite diversos tipos de configurações, sendo a mais tradicional de conta-giros à esquerda e velocímetro à direita com ótima leitura e grafismo. A crítica fica para as demais opções de visualização em que algumas informações, ícones e símbolos são exibidos em caracteres muito pequenos que dificultam a leitura rápida e imediata. O mesmo acontece em algumas telas da central multimídia.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
Os 4.769 mm de comprimento total parecem muito mais na convivência diária. As linhas retas da carroceria e o efeito de teto flutuante que é dado pela coluna traseira com faixa preta, que interliga as janelas laterais com a o vidro vigia traseiro, dão essa impressão alongada ao veículo. O entre-eixos de 2.794 mm é 150 mm maior que o do que o Compass e com essa adição facilitou a melhor acomodação da terceira fileira de bancos.
Na estrada o Jeep Commander roda livre de aspereza ou ruído de vento, tanto que no teste de ruído teve um resultado mais do que satisfatório. O incômodo aparece no gráfico de aceleração máxima, quando o ruído do motor agride nas médias frequências. Vide gráficos abaixo:
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Na cidade tem boa manobrabilidade facilitada pelos 11,5 m de diâmetro de giro. A visibilidade 360 graus é satisfatória, ficando prejudicada apenas na visão traseira quando todos os bancos estão ocupados. E a segunda e terceira fileira têm a privacidade preservada pelos vidros laterais escurecidos, dispensando a necessidade de colocação de películas. Com a vantagem de os vidros laterais dianteiros, para-brisa e vigia traseiro não serem escurecidos.
O mercado recebeu muito bem a chegada do novo Jeep Commander e, desde seu lançamento, a fila de espera só aumenta, um pouco pela baixa produção devido à escassez de componentes, outro tanto pela própria atratividade que o suve despertou.
O Jeep Commander é vendido em quatro opções, com duas motorizações conforme listado abaixo (preços para estado de São Paulo):
Commander Limited T270 flex – R$ 231.132,00
Commander Overland T70 flex – R$ 260.373,00
Commander Limited T380 diesel 4×4 – R$ 287.359,00 (versão testada)
Commander Overland T380 turbodiesel 4×4 – R$ 317.235,00
GB
FICHA TÉCNICA JEEP COMMANDER 2,0L TURBODIESEL | |
MOTOR | |
Denominação | |
Construção | 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, injeção direta Bosch Multijet II, turbocarregador de geometria variável com interresfriador, Diesel |
Cilindrada (cm³) | 1.956 |
Diâmetro e curso (mm) | 83×90,4 |
Taxa de compressão (:1) | 16,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 170/3.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 38,7/1.750 |
Corte de rotação (rpm) | 4.500 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico 9 marchas, tração dianteira e 4×4 sob demanda, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,700; 2ª 2,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,0; 6ª 0,810; 7ª 0,700; 8ª 0,580; 9ª 0,480; Ré 3,805 |
Relação dos diferenciais (:1) | 4,334 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco ventilado/305 |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Disco / 320 |
Descrição | Freio de serviço hidráulico, assistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,5 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7,5J x 18 ou 7,5J x 19 |
Pneus | 235/55R18 (Limited) ou 235/50R19 (Overland) |
Estepe | n.d. |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.908 |
Carga máxima | 540 |
Reboque máximo sem freio/com freio | 400/1.500 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.769 |
Largura sem/com espelhos | 1.859/n.d. |
Altura | 1.700 |
Distância entre eixos | 2.794 |
Bitola dianteira/traseira | 1.572/1.590 |
Distância mínima do solo | 225 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | n.d. |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 233/661/1.760 |
Tanque de combustível | 61 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, D) | 197 |
Aceleração 0-100 km/h (s, D) | 11,6 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBE | |
Cidade (km/l, G/A) | 10,3 |
Estrada (km/l, G/A) | 12,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 74,2 |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.620 |
Rotação à velocidade máxima em 8ª (rpm) | 3.200 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos |
LISTA DE EQUIPAMENTOS JEEP COMMANDER 2022 | ||||
FLEX TD 270 | DIESEL TD 380 | |||
SEGURANÇA | LIMITED | OVERLAND | LIMITED | OVERLAND |
Alarme antifurto | • | • | • | • |
Alerta de colisão frontal e frenagem automática | • | • | • | • |
Alerta de saída de faixa | • | • | • | • |
Assistente ativo de manutenção de faixa | • | • | • | • |
Aviso de ponto cego | • | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais, laterais, cortina e joelhos do motorista (7) | • | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | • |
Frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestre e ciclistas | • | • | • | • |
Imobilizador de motor | • | • | • | • |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição de LED | • | • | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • | • | • |
Reconhecimento de placas de velocidade | • | • | • | • |
Sistema de freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • | • | • |
ITENS DE APARÊNCIA | ||||
Capa de proteção do motor | • | • | • | • |
Faróis em LED com comutação automática de farol alto | • | • | • | • |
Faróis de neblina | • | • | • | • |
Lanternas de LED | • | • | • | • |
Molduras na cor do veículo | – | • | – | • |
Para-choques na cor do veículo | – | • | – | • |
Rack de teto | • | • | • | • |
Rodas de alumínio aro 18? | • | – | • | – |
Rodas de alumínio aro 19? | – | • | – | • |
Teto solar panorâmico | – | • | – | • |
Volante com 3 raios com revestimento premium | – | • | – | • |
CONFORTO / COMODIDADE | ||||
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular | • | • | • | • |
Ar-condicionado digital e automático | • | • | • | • |
Ar-condicionado para segunda e terceira fileiras de bancos | • | • | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • | • | • |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas | • | • | – | – |
Câmbio automático de 9 marchas com opção de troca manual de marchas | – | – | • | • |
Chave presencial | – | • | – | • |
Computador de bordo: velocidade instantânea e média, hodômetro parcial, consumo instantâneo e médio, autonomia e temperatura externa | • | • | • | • |
Console central entre os bancos dianteiros com porta-objetos e porta-copos e descansa-braço com porta-objetos | • | • | • | • |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo | • | • | • | • |
Controle de velocidade em descidas | – | – | • | • |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro | • | • | • | • |
Direção eletroassistida | • | • | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior | • | • | • | • |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico | • | • | • | • |
Espelhos retrovisores externos elétricos, com repetidoras de setas integradas | • | • | • | • |
Iluminação no porta-luvas | • | • | • | • |
Para-sol com espelho, tampa e iluminação | • | • | • | • |
Porta-revistas no dorso dos encostos do bancos dianteiros | • | • | • | • |
Seletor de terrenos | – | – | • | • |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade | • | • | • | • |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro | • | • | • | • |
Tomada de força 12 V (duas frontais) | • | • | • | • |
Tomada de energia 127 V | • | • | • | • |
Tração 4×4 | – | – | • | • |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave e sensor de presença nas dianteiras | • | • | • | • |
Trava mecânica da tampa de combustível | • | • | • | • |
Vidro elétrico em todas as portas com acionamento um-toque e antiesmagamento | • | • | • | • |
Volante de direção com regulagem de altura e distância | • | • | • | • |
INFOTENIMENTO | ||||
Antena no teto | • | • | • | • |
Câmera de ré digital de alta resolução | • | • | • | • |
Carregador de bateria de celular sem fio (indução) | • | • | • | • |
Central multimídia com tela LCD tátil de 10,1?, navegador integrado, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rádio AM/FM, entrada USB e aux-in, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular | • | • | • | • |
Controles de rádio e do celular no volante | • | • | • | • |
Jeep Adventure Intelligence com Amazon Alexa | – | • | – | • |
Sistema de som premium Jarman Kardon – 9 alto-falantes e 1 subwoofer | – | • | – | • |
BANCOS | ||||
Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto | • | • | • | • |
Banco do passageiro com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto | – | • | – | • |
Banco traseiro bipartido e rebatível, com porta-objetos | • | • | • | • |
Banco traseiro na terceira fileira rebatível | • | • | • | • |
Bancos com revestimento premium | – | • | – | • |