A Maserati apresenta seu novo supercarro conversível, o MC20 Cielo, derivado do cupê MC20 que chegou ao mercado em agosto passado. O modelo aberto adota um teto de vidro dobrável com a tecnologia de Cristal Líquido Disperso de Polímero (PDLC), que permite escolher a transmitância luminosa entre vidro totalmente opaco ou transparente. A comutação é instantânea, acionada por um botão. Abrir o teto leva apenas 12 segundos e pode ser feito rodando a até 50 km/h.
Como o MC20 original, o Cielo tem um monobloco de compósito de fibra de carbono que pesa pouco: cerca de 100 kg. A alteração para conversível elevou a massa total em 65 kg, passando a 1.540 kg. O motor V-6 biturbo de 3 litros, com injeções direta e indireta, produz 630 cv e 74,5 m·kgf e trabalha com um câmbio de dupla embreagem e 8 marchas. Com tração apenas traseira, a Maserati anuncia 0-100 km/h em cerca de 3 segundos e velocidade máxima de 320 km/h.
A suspensão do MC20 foi revista em molas e amortecedores, mantendo o sistema adaptativo. O seletor de modos de condução inclui o programa Corsa (corrida), que altera amortecedores e controle de estabilidade, entre outras funções. O Cielo preserva as portas “borboleta”, que se abrem para cima e para fora, e traz novas opções de rodas de alumínio forjadas (que reduzem o peso do conjunto em 17 kg) ou de compósito de fibra de carbono (para redução de 28 kg). O conversível deve representar 40% da produção do MC20.
FS