O leitor do AE que nos desculpe pela terceira notícia de Toyota Corolla em três dias (veja o GR Corolla Morizo e o modelo dos EUA), mas essa não poderia deixar de ser veiculada: a linha 2023 do sedã para os mercados europeus, onde o desenho é o mesmo adotado no Brasil. As alterações de estilo e interior provavelmente chegarão ao modelo nacional no próximo ano.
Na aparência a Toyota mexeu pouco: apenas a grade dianteira e a região dos faróis de neblina. Por dentro, além de detalhes de acabamento, a central de áudio evolui com tela tátil de 10,5 polegadas, com maior resolução, e surge um quadro de instrumentos digital de 12,3 pol com quatro modos de visualização. Um comando por aplicativo permite ligar o motor a distância. Um assistente cumpre funções como alertar, antes de uma porta ser aberta, se um carro ou ciclista está próximo.
O Corolla europeu não ganhou a versão híbrida com tração integral dos EUA, mas seu sistema híbrido foi aprimorado tanto na central eletrônica quanto na bateria, com redução de peso em até 18 kg. O motor 1,8-litro está mais potente (de 122 para 140 cv na combinação ao elétrico) para melhorar a aceleração de 0 a 100 km/h de 10,9 para 9,2 segundos. A versão híbrida 2-litros disponível por lá também ganhou potência, de 180 para 196 cv.
As novidades só chegam ao mercado europeu no começo de 2023. Logo depois a parte visual deve estrear no Brasil, onde ainda não se sabe se haverá as alterações técnicas.
FS