A Mercedes-Benz comemora 55 anos da fundação da AMG, em 1°. de junho de 1967, então como empresa independente. Os sócios Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher iniciaram o negócio na cidade alemã de Burgstall (a sigla vem das iniciais dos sobrenomes e de Großaspach, local de nascimento de Aufrecht) para desenvolver carros de competição, passaram à preparação dos Mercedes de rua e, em 1993, a empresa lançava seu primeiro modelo em parceria com a marca da estrela.
Hoje a sede da Mercedes-AMG em Affalterbach conta com as equipes de gerenciamento, administração, vendas, desenvolvimento e estilo, bem como a construção de motores AMG V-8, onde cada unidade é montada manualmente por um único homem e fornecida com uma placa assinada à mão pelo técnico responsável. Os demais motores são produzidos em Kölleda (motores de quatro cilindros em linha) e Mannheim (motores V-12).
Conheça os principais marcos dessa história.
• 1967 – Fundação da AMG – Aufrecht Melcher Großaspach, empresa de engenharia, projeto e desenvolvimento de motores de corrida. Enquanto Aufrecht era um apaixonado por automobilismo, Melcher era conhecido na área do desenvolvimento de motores.
• 1971 – O AMG 300 SEL 6,8, com motor V-8 de 428 cv, vence sua categoria na 24 Horas de SPA. Uma versão de 280 cv é oferecida para uso em rua.
• 1976 – A empresa muda-se para Affalterbach.
• 1978 – O cupê AMG 450 SLC vence o Grande Prêmio de Nürburgring. A vitória impulsionou os negócios da AMG, uma vez que diversos proprietários de Mercedes passaram a buscar mais potência por meio dos projetos oferecidos pela preparadora.
• 1986 – Melcher cria o AMG 300 E 5,6, conhecido como “The Hammer”, a partir do Classe E. O motor V-8 de 5,6 litros e 360 cv leva-o a 300 km/h de máxima.
• 1988 – “The Hammer” está ainda mais potente com 385 cv no V-8 de 6 litros.
• 1989 – O menor dos sedãs Mercedes, o 190 E, ganha motor de 225 cv na versão 2.5-16 Evolution AMG, famosa nas pistas.
• 1990 – A Mercedes-Benz AG assina um contrato de cooperação nos projetos esportivos.
• 1993 – Surge o C36 AMG, derivado do sedã Classe C de primeira geração, o primeiro Mercedes com preparação oficial da AMG. Teve 5 mil unidades vendidas com um 6-cilindros em linha de 280 cv.
• 1996 – O Classe E ganha sua versão AMG com aval da fábrica, o E50 AMG de 347 cv.
• 1998 – A Mercedes oferece o CLK GTR, versão de rua do competidor do Campeonato GT FIA, com um V-12 de 6,9 litros e 600 cv, em apenas 25 unidades.
• 1999 – O conversível SL 73 AMG usa o maior motor para um Mercedes de rua, com 12 cilindros, 7,3 litros e 525 cv.
• 2002 – Os modelos SL 55, E 55, S 55 e CL 55 AMG compartilham um V-8 de 500 cv.
• 2002 – O C30 CDI AMG usa o primeiro motor a diesel da marca com 231 cv.
• 2005 – A DaimlerChrysler AG, formada com a compra da Chrysler Corporation pela Daimler-Benz AG em 1998, torna-se a acionista única da AMG.
• 2009 – Lançamento do Mercedes-Benz SLS AMG, primeiro automóvel todo desenvolvido pela Mercedes-AMG, com motor V-8 de 6,2 litros e portas “asas de gaivota”.
• 2012 – A Mercedes-AMG chega à Fórmula 1 com a equipe Mercedes-AMG Petronas. A AMG já fornecia o carro de segurança e o carro médico de F-1 desde 1996.
• 2014 – Lançamento do segundo modelo criado pela Mercedes-AMG, a família AMG-GT.
• 2022 – Estreia do esportivo Mercedes-AMG ONE, com um conjunto mecânico da F-1 e mais de 1.000 cv, e do EQS 53 4MATIC+, o primeiro modelo Mercedes-AMG 100% elétrico, com 658 cv e alcance de até 580 km. A linha Mercedes-AMG abrange mais de 50 versões, sendo 12 disponíveis no Brasil, com potências que começam em 306 cv (Mercedes-AMG 35) e atingem até 639 cv (Mercedes-AMG GT 63 S 4 Door).
FS