Na ampla linha de suves da Audi faltava o Q6 entre o Q5 e o Q7. Embora a marca esteja por lançar um modelo elétrico com essa designação (Q6 E-Tron) para os mercados ocidentais com formato fastback, na China a associação SAIC-Audi sai à frente e lança o primeiro Q6, com perfil tradicional de suve e dimensões maiores que as do próprio Q7.
O Q6 asiático mede 5.099 mm de comprimento, 2.014 mm de largura, 1.784 mm de altura e 2.980 mm de distância entre eixos. A última medida repete a do VW Atlas, o que não é coincidência: os dois modelos baseiam-se na mesma versão da plataforma MQB do grupo. O Q6 oferece configurações de seis e sete lugares, sempre em três filas de bancos, e comodidades com bancos com aquecimento, ventilação e massagem, central de áudio com tela principal de 10,1 pol., outra tela de 8,6 pol. para ajustes de climatização e sistema de áudio Bang & Olufsen de 14 alto-falantes.
São oferecidos dois motores turbo a gasolina: de 4 cilindros, 2 litros, 265 cv e 40,8 m·kgf na versão 45 TFSI e de 6 cilindros, 2,5 litros, 300 cv e 51 m·kgf no 50 TFSI, que vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Tração integral quattro e suspensão adaptativa são de série no Q6 da SAIC, cujos preços variam entre ¥ 500.000 e ¥ 650.000 (R$ 400.000 e R$ 520.000 na conversão direta).
FS