A Ferrari preparou uma variação do 296 GTB para as pistas: o 296 GT3, que estreia na 24 Horas de Daytona (EUA), em janeiro do ano que vem, como abertura do Campeonato IMSA (International Motor Sports Association). O sucessor do 488 GT3 marca o retorno de um Ferrari V-6 a corridas depois de seis décadas: os últimos foram os da série Dino SP nos anos 1960.
Com detalhes de estilo inspirados nos do 250 LM que deu à Ferrari sua última vitória na 24 Horas de Le Mans em 1965, o 296 GT3 obteve força descendente 20% maior que a do 488 GT3 e tem centro de gravidade mais baixo que o do 296 de rua, em parte pela recolocação do motor, mais baixo e mais para frente. A unidade biturbo de 3 litros produz cerca de 600 cv, menos que no modelo de série, que tem 654 cv, ajudados pelos 164 cv do motor elétrico para uma potência combinada de 818 cv. O câmbio do GT3 é sequencial de 6 marchas em vez do automático de 8 marchas e dupla embreagem do GTB. O 296 para competição tem ainda freios e suspensão revistos e rodas forjadas de 18 polegadas.
Sua responsabilidade é grande: o 488 GT3 obteve 429 vitórias em 770 corridas disputadas, sendo o carro de corrida mais bem-sucedido da Ferrari até hoje.
FS